
O Piauí foi reconhecido como o estado mais digital do Brasil ao receber o troféu do Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD) 2025. A premiação ocorreu na 52ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (SECOP), em Brasília.
O estado obteve pontuação máxima em todas as categorias e conquistou, além do primeiro lugar geral, o terceiro lugar na categoria Inovação na Oferta de Serviços Digitais.
O governador Rafael Fonteles destacou o avanço em relação a 2024, quando o estado ficou em terceiro lugar. Ele ressaltou a importância da tecnologia, ciência e inovação nas políticas públicas estaduais.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, atribuiu o resultado ao esforço conjunto da gestão para ampliar o acesso aos serviços digitais. O secretário de Inteligência Artificial, André Macêdo, destacou a colaboração entre órgãos como Etipi, SIA e SEAD para alcançar a meta.
Entre os projetos destacados estão o Piauí Saúde Digital e o protocolo de Recuperação de Celulares. O primeiro realizou mais de 700 mil procedimentos, está presente em mais de 1.100 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e oferece atendimento remoto 24 horas. O segundo contribuiu para a redução de 19% nos furtos de celulares e dobrou o número de aparelhos recuperados em relação a 2022.
O Índice ABEP-TIC, criado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC), mede o nível de digitalização dos serviços públicos nos estados, avaliando eficiência, inovação e foco no cidadão.
Fonte: SECOM/PI