Educação

MATRÍCULAS

​Matrícula Institucional da UFPI começa nesta quinta-feira (6); confira as datas

O não cumprimento dos prazos pode resultar na perda da oportunidade de ingresso na instituição

Da Redação

Quinta - 06/02/2025 às 09:32



Foto: Arquivo/UFPI Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Teve início, nesta quinta-feira (6), a matrícula institucional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para os candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025. Os estudantes convocados devem realizar o processo exclusivamente online, por meio do site oficial da instituição. A UFPI oferece 5.334 vagas em 89 cursos presenciais e a distância, distribuídos entre os campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus, com ingresso nos dois semestres letivos de 2025.

Do total de vagas disponíveis, metade é reservada para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, incluindo estudantes de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Esse critério segue a Portaria MEC nº 2.027/2023.

A matrícula na UFPI acontece em duas etapas: a institucional, que vincula o estudante à Universidade, e a curricular, que ocorre posteriormente para definição das disciplinas a serem cursadas. A matrícula curricular do período 2025.1 será realizada de 24 a 26 de fevereiro pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Prazos para envio de documentação

Os candidatos cotistas que precisam comprovar critérios de renda, etnia, raça e/ou deficiência devem enviar a documentação para validação entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Já o envio da documentação básica, obrigatório para todos os candidatos, deve ser feito entre os dias 6 e 17 de fevereiro.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) disponibilizou uma cartilha com o passo a passo da matrícula e realizará transmissões ao vivo nos dias 21 e 28 de janeiro, às 14h30, pelos perfis oficiais da UFPI no Instagram e YouTube, para esclarecer dúvidas sobre o processo.

Além disso, as vagas não preenchidas na chamada regular serão redistribuídas através da lista de espera do SiSU, com convocações sucessivas divulgadas no site da UFPI (www.ufpi.br/sisu-cspe).

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<