Educação

VOLTA ÀS AULAS

Greves da UFPI, UESPI e IFPI provocam mudanças no calendário acadêmico do 2° semestre

As aulas na UFPI retornaram em 3 de julho; na UESPI voltam em 28 de agosto; e no IFPI voltaram em 2 de junho, mas não para todos os cursos

Ingrid Santana*

Sexta - 09/08/2024 às 13:42



Foto: Freepik Volta às aulas teve alterações no calendário acadêmico após greves
Volta às aulas teve alterações no calendário acadêmico após greves

A greve dos professores e servidores da UFPI, UESPI e IFPI provocaram mudanças no calendário acadêmico dessas instituições de ensino neste ano. Depois de um longo tempo sem aulas, os estudantes da UFPI, UESPI e IFPI retornaram às instituições com alterações no calendário acadêmico para o 2° semestre de 2024.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) teve mais de 100 dias de greve. As aulas retornaram no dia 3 de julho para o período letivo 2024.1 e vão até 10 de setembro. O período 2024.2 começa em 8 de outubro e segue até 25 de fevereiro do próximo ano.  

Segundo a professora Escolástica Santos, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), as aulas da UFPI retornaram no dia 03 de julho. Ela diz que as aulas do período da greve estão sendo repostas. "As aulas estão sendo repostas. A categoria docente tem o compromisso de cumprir a carga horária das disciplinas", afirma a professora.

Escolástica Santos, professora e presidente da ADUFPI. Foto: Arquivo pessoal

As aulas do 2° semestre da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vão retornar no dia 28 de agosto para o 2024.2. A pró-reitora de Ensino de Graduação, da UESPI, Mônica Gentil, afirma que devido à greve dos professores o calendário acadêmico foi reformulado.

Mônica Gentil, pró-reitora da UESPI. Foto: Ingrid Santana

"Primeiro, desde a pandemia a universidade tem tentado organizar o calendário. A distorção entre o calendário civil e o da instituição, trazia muitos prejuízos, né, os alunos que entraram pelo SiSU esperavam até 8 meses para ingressar aguardando o seu período de ingresso. Então, nós fizemos uma tentativa de diminuir foram 3 semestres com a redução e autorização do Ministério Público e Conselho Estadual de Educação, na tentativa de diminuir os dias, não a carga horária das disciplinas, eu quero deixar isso bem claro, apenas os dias letivos para poder ir diminuindo esse tempo. Aí, logo depois tivemos a greve, mas o período foi reposto, e conseguimos unir os dois períodos de 2024.1 e 2024.2. Então, vamos iniciar o 2024.2, sem nenhum aluno ter prejuízo no seu histórico em 28 de agosto. O 2025.1 começa em fevereiro do próximo ano e vai até maio ou início de junho", explica.

As matrículas curriculares para as aulas do 2° semestre da UESPI vão iniciar no dia 22 de agosto e seguem até 27 pelo SIGAA.

Rafael Esteves, estudante de Jornalismo do 6° período da UESPI, fala que no curso dele não foram todos os professores que aderiram à greve da instituição. "Felizmente, em nosso curso, não foram todos os professores que ficaram sem dar aula. Na verdade, a maioria, com exceção de dois, continuaram lecionando. O problema é que o calendário dos professores que entraram na greve acabou ficando 'dessincronizado' e tivemos aula até maio", disse.

Rafael Esteves, estudante de Jornalismo da UESPI. Foto: Arquivo pessoal

As aulas do curso de Jornalismo foram repostas após o fim da greve. "Acabou que que ficamos tendo que 'arrastar' as aulas dos professores que ficaram em greve", explicou.

Rafael ainda conta que não teve muitos prejuízos nos estudos, por causa da greve da UESPI. "Para mim, nem tanto. Acho que o maior problema foi justamente a forma como o calendário acabou 'saindo dos trilhos' um pouco, o que gerou confusão, mas, para mim, não foi algo que afetou minha estadia no curso", finaliza.

As aulas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) também ficaram atrasadas por causa da greve dos servidores e professores. No dia 15 de abril foi iniciada a greve e foi até 1° de junho. O retorno das aulas após o período de greve ocorreu em 2 de junho para o 1° bimestre de 2024.1 e em 1° de agosto voltaram as aulas depois das férias para o 2° bimestre de 2024.1.

Para Maria da Cruz, estudante do curso de Gastronomia do IFPI, as suas aulas ficaram corridas e houve a diminuição das atividades práticas com a greve. A previsão de volta às aulas para o curso dela é setembro.

Maria da Cruz, estudante de Gastronomia do IFPI. Foto: Arquivo pessoal

Além da mudança do calendário, houve outros prejuízos para os seus estudos. "No caso da nossa turma, tínhamos projetos em andamento, como pré-projeto de finalização do curso, um evento em andamento valendo nota e preocupação com adiamento de conclusão do curso. Ficamos apreensivos com a greve", declara.

Confira abaixo os calendários acadêmicos da UFPI, UESPI e IFPI, respectivamente:

RESOLUÇÃO_CEPEX-UFPI_681-2024.pdf

RESOLUCAO-CEPEX-0232024-CALENDARIO-ACADEMICO-2024.2-E-2025.1.pdf

CalendrioLetivoCursosSuperioresCATZS_2024.pdf

Fonte: Ingrid Santana é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: