Ministros da saúde dos países do G20 se reúnem esta semana no Rio de Janeiro para fechar um consenso a ser apresentado na cúpula de líderes, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.
Em entrevista nesta terça-feira (29), a ministra brasileira, Nísia Trindade, destacou que a grande contribuição do G20 para a saúde global será o apoio à criação de uma coalizão para a produção local e regional de vacinas e medicamentos, visando aumentar o acesso em países com dificuldades.
"Isso será um fato inédito. Trabalhamos para reduzir a desigualdade entre os países e aumentar o acesso. Não podemos repetir a dependência que vimos durante a pandemia de covid-19, quando muitos países demoraram para vacinar", afirmou Nísia.
Ela também mencionou que o Brasil defenderá a expansão da estratégia de saúde digital, medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e a criação de um instrumento para enfrentar novas pandemias. Além disso, o país quer compartilhar a experiência da plataforma Ciência com Saúde, que combate a desinformação em saúde.
Fonte: Agência Brasil