
Os estudantes da rede estadual de ensino do Piauí vencedores da 1ª edição do Seduckathon iniciaram, nesta segunda-feira (23), um intercâmbio de um mês na Worcester Technical High School e na Framingham High School. Essas escolas são reconhecidas pelo ensino de Tecnologia nos Estados Unidos e servirão como residências para os piauienses pelos próximos 30 dias.
Os dois times vencedores, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria da Conceição Salomé, de Teresina, e do Ceti Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, conheceram as instalações da Framingham High School (FHS), onde ficarão alojados e estudarão durante a estadia.
A FHS, localizada em Framingham, Massachusetts, tem mais de 2.600 estudantes de Ensino Médio de diversas nacionalidades, sendo cerca de 60% brasileiros ou de famílias brasileiras. “Aqui, eles terão aulas de Programação, Programação de Jogos, Inglês, Matemática, Artes, Fotografia e Esportes, além de acesso a todos os espaços e serviços da escola”, explica o secretário de educação, Washington Bandeira.
As demais equipes, do Liceu Parnaibano, do Ceti Premen Norte, de Teresina, do Ceti Raimundo Pessoa, de Paulistana, e do Ceti Paulo Freire, de Guaribas, visitaram a Worcester Technical High School, onde foram recebidos pelo diretor Drew Weymouth.
William Rafael, um dos estudantes, compartilhou sua empolgação: “Minha primeira impressão está sendo maravilhosa. Aqui é um lugar incrível com pessoas incríveis que nos receberam muito bem. Já fiz diversas amizades, tanto com brasileiros quanto com americanos. A experiência está sendo maravilhosa.”
Bandeira também comentou sobre a recepção: “Fomos muito bem recebidos pelos estudantes da escola, por várias entidades locais e pelo nosso amigo, Drew Weymouth. Nossos alunos passarão um mês aqui com aulas especiais, em uma oportunidade incrível e transformadora.”
Na parte da tarde, a comitiva piauiense conhecerá o Martin Trust Center do MIT, acompanhada por Devon Daley, da equipe dos Criadores do Programa de Empreendedorismo Disciplinado nas Escolas Públicas do Estado, desenvolvido em colaboração com o estado do Piauí. Em seguida, visitarão a sede do Google, com um tour guiado por engenheiros da empresa em Cambridge.
Fonte: CCOM/PI