Educação

MEDALHISTAS

Estudantes do Piauí conquistam 183 medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

A competição relacionada à energia elétrica, é voltada para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular

Da Redação

Quinta - 31/10/2024 às 08:58



Foto: CCOM-PI Estudantes do CETI Profa. Julia Nunes Alves medalhistas na ONEE
Estudantes do CETI Profa. Julia Nunes Alves medalhistas na ONEE

Os alunos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) brilharam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, alcançando um total de 183 medalhas: 50 de ouro, 66 de prata e 67 de bronze. A competição, focada no tema da energia elétrica, envolve alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular, promovendo a educação e conscientização sobre o uso responsável de energia.

No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Julia Nunes Alves, em Teresina, os estudantes conquistaram quatro medalhas de prata. A gestora escolar, Francinete Medeiros, atribuiu o sucesso ao trabalho de mobilização feito para incentivar os alunos a participarem de olimpíadas de conhecimento. “Incentivamos, divulgamos e fazemos revisões preparatórias em todas as Olimpíadas. Para a ONEE, realizamos uma blitz na escola, promovida pela Secretaria de Educação com o apoio de parceiros. Esse esforço fez toda a diferença”, destacou Francinete.

A gestora também ressaltou o impacto positivo das olimpíadas no desempenho acadêmico dos estudantes: “Desde que começamos a trabalhar com as Olimpíadas, notamos um avanço em todas as disciplinas, principalmente nas nossas notas. Hoje, estamos entre as dez melhores escolas do estado.”

Outro destaque foi o CETI Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, onde os alunos conquistaram quatorze medalhas. O gestor escolar Carlos Rodrigues celebrou os resultados, observando a importância do aprendizado sobre o consumo consciente de energia: "Essa olimpíada despertou nos alunos a importância do consumo de energia com consciência. Por meio destas iniciativas, podemos fazer grandes mudanças nas pessoas e, consequentemente, no mundo.”

A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é dividida em duas fases: a primeira aborda desafios sobre eficiência energética e uso seguro da energia elétrica no cotidiano, e a segunda consiste em provas em dispositivos eletrônicos. As provas ocorreram em outubro.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também comemorou as vitórias dos estudantes e atribuiu o sucesso ao programa Seduc Olímpica, que oferece aulas específicas, sábados letivos e o incentivo contínuo ao engajamento em olimpíadas de conhecimento. “As medalhas conquistadas são resultados do trabalho de preparação e apoio da Seduc para as escolas", afirmou.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: