Os alunos da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) brilharam na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024, alcançando um total de 183 medalhas: 50 de ouro, 66 de prata e 67 de bronze. A competição, focada no tema da energia elétrica, envolve alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular, promovendo a educação e conscientização sobre o uso responsável de energia.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Julia Nunes Alves, em Teresina, os estudantes conquistaram quatro medalhas de prata. A gestora escolar, Francinete Medeiros, atribuiu o sucesso ao trabalho de mobilização feito para incentivar os alunos a participarem de olimpíadas de conhecimento. “Incentivamos, divulgamos e fazemos revisões preparatórias em todas as Olimpíadas. Para a ONEE, realizamos uma blitz na escola, promovida pela Secretaria de Educação com o apoio de parceiros. Esse esforço fez toda a diferença”, destacou Francinete.
A gestora também ressaltou o impacto positivo das olimpíadas no desempenho acadêmico dos estudantes: “Desde que começamos a trabalhar com as Olimpíadas, notamos um avanço em todas as disciplinas, principalmente nas nossas notas. Hoje, estamos entre as dez melhores escolas do estado.”
Outro destaque foi o CETI Raldir Cavalcante Bastos, localizado no bairro Renascença, zona sudeste de Teresina, onde os alunos conquistaram quatorze medalhas. O gestor escolar Carlos Rodrigues celebrou os resultados, observando a importância do aprendizado sobre o consumo consciente de energia: "Essa olimpíada despertou nos alunos a importância do consumo de energia com consciência. Por meio destas iniciativas, podemos fazer grandes mudanças nas pessoas e, consequentemente, no mundo.”
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é dividida em duas fases: a primeira aborda desafios sobre eficiência energética e uso seguro da energia elétrica no cotidiano, e a segunda consiste em provas em dispositivos eletrônicos. As provas ocorreram em outubro.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também comemorou as vitórias dos estudantes e atribuiu o sucesso ao programa Seduc Olímpica, que oferece aulas específicas, sábados letivos e o incentivo contínuo ao engajamento em olimpíadas de conhecimento. “As medalhas conquistadas são resultados do trabalho de preparação e apoio da Seduc para as escolas", afirmou.
Fonte: CCOM/PI