A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o Governo Federal analisa a possibilidade de realizar uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos", em 2025. O anúncio oficial e a publicação do edital devem ser feitos até março do próximo ano.
"A gente tem falado da possibilidade de um novo concurso unificado, mas ainda é uma possibilidade. A prova vai ser realizada no domingo, a gente vai fazer um balanço dessa prova, por enquanto, o nosso balanço é muito positivo, do ponto de vista da demanda e da própria opinião pública sobre a ideia de uma prova unificada com a possibilidade de diversificar mais esse público. Temos coisas que também podem melhorar em um novo edital de prova e a gente tem muita vontade de realizar um novo", explica.
De acordo com a ministra, as novas provas poderão ser aplicadas em agosto do próximo ano. O governo vai decidir se aplica a prova ou não após um balanço do concurso deste ano. As provas da primeira edição serão realizadas neste domingo (18), em 228 cidades do país com mais de 2 milhões de candidatos inscritos.
Esther Dweck defende que o ideal é que a nova edição ocorra antes das eleições de 2026. "Seria o ideal para não ser no ano eleitoral que é um ano mais difícil de fazer concurso", afirma.
Além disso, a ministra disse que a previsão para 2025 é preencher mais de 7 mil vagas através do cadastro reserva do Concurso Nacional Unificado.
Fonte: Ingrid Santana é estagiária sob supervisão do jornalista Luís Brandão*