O Governo do Piauí publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa sexta-feira (20), a convocação dos candidatos inscritos no concurso público da Secretaria da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) para a realização das provas. O certame será aplicado no dia 15 de março de 2026, um domingo, em dois turnos, em Teresina.
O concurso oferece mil vagas, sendo 500 para contratação imediata e 500 para formação de cadastro de reserva, contemplando cargos de níveis médio, técnico e superior.
O edital de convocação (Edital nº 04/2026) é referente ao concurso regido pelo Edital nº 01/2025 e prevê provas objetivas, discursivas, redação e estudo de caso, conforme o cargo pretendido.
Horários das provas
As avaliações ocorrerão em dois períodos:
Manhã (horário local)
- Apresentação: 8h
- Fechamento dos portões: 8h30
- Duração: 4 horas
- Permanência mínima: 3 horas
Neste turno, farão provas candidatos aos cargos de técnico, como Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Radiologia, entre outros, além do cargo de Enfermeiro.
Tarde (horário local)
- Apresentação: 14h30
- Fechamento dos portões: 15h
- Duração: 4 horas
- Permanência mínima: 3 horas
À tarde, realizam provas candidatos aos cargos de nível superior, incluindo Assistente Social, Psicólogo, Farmacêutico, Biomédico, Fisioterapeuta e diversas especialidades médicas.
Locais e orientações
As provas serão realizadas exclusivamente em Teresina. O local exato será informado por meio do Cartão Informativo, enviado por e-mail e disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame.
O candidato que não receber o cartão até três dias antes da aplicação deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da FCC.
A organização reforça que:
- Só será permitida a realização da prova no local e horário indicados;
- É obrigatório apresentar documento oficial com foto;
- Aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados;
- O uso ou porte indevido de equipamentos eletrônicos pode resultar em exclusão;
- É proibido realizar registros por imagem, vídeo ou som durante a aplicação das provas.
Por medida de segurança, poderão ser utilizados detectores de metais nas salas e dependências dos locais de aplicação.
Comunicado sobre homologação
O Piauí Instituto de Tecnologia informou que, devido à proximidade entre a publicação do edital e a data prevista para homologação, a primeira lista de homologados será divulgada apenas em março, conforme o cronograma oficial do concurso.
O concurso é considerado um dos maiores da área da saúde já realizados no estado e deve reforçar a rede pública com novos profissionais em diversas especialidades.
Fonte: Secom