O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (13), demonstrou o bom desempenho dos estudantes das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na prova de redação, das 10 notas 980 conquistadas por alunos da rede pública, nove foram alcançadas por estudantes da Seduc.
O CETI João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, teve 57% dos alunos da 3ª série do Ensino Médio que prestaram o exame alcançando uma nota igual ou superior a 900 na redação. Para a professora de Redação, Iúna Paiva, o resultado é fruto de um trabalho coletivo que vem sendo realizado há três anos.
“Esse resultado é uma consequência de um trabalho de três anos. É a concretização do que eu acredito, que é uma educação pública de qualidade. Eu sei que isso é possível todas as vezes que entro nessa escola porque conseguimos fazer com que nossos alunos trilhem bons caminhos”, disse a professora.
O CETI João Henrique de Almeida Sousa foi responsável por quatro das nove notas 980 obtidas pela Seduc. Dos 114 estudantes da 3ª série do Ensino Médio da unidade que prestaram o Enem, 66 alcançaram notas iguais ou superiores a 900 na redação. O aluno Jorge Magalhães, um dos que obteve a nota máxima, destaca o papel fundamental dos professores e da direção da escola. “A dedicação e o empenho que os professores e a direção da escola nos ofereceram foram fundamentais para que alcançássemos essa nota. A professora Iúna sempre nos acompanhou e nos direcionou sobre como fazer uma boa redação, estruturada, melhorando nossa percepção de como escrever melhor”, afirmou Jorge.
O pai de Jorge, José Luiz, se mostra orgulhoso da conquista do filho e reconhece o trabalho da Seduc. "É um momento de muita alegria. Parabenizo a equipe da escola e todo o trabalho desenvolvido pela Seduc, que deu esse suporte para ele durante esses últimos três anos. A escola pública já é uma realidade. Minha filha também foi aluna aqui da escola e já cursa ensino superior, então sou só gratidão. A gente vê que os alunos vêm se destacando, basta ver o desempenho deles em olimpíadas e concursos”, contou José Luiz.
Além do compromisso do corpo docente, os estudantes da Seduc contaram este ano com novas ferramentas de apoio, como a Inteligência Artificial (IA) e videoaulas, que auxiliam no aprendizado e no aprimoramento das redações. A aluna Tayanna Borges, que também obteve nota 980, ressaltou a importância dessas ferramentas.
“A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que nos foi disponibilizada também me ajudou muito porque, muitas vezes, eu fazia minhas próprias redações e não queria simplesmente sobrecarregar a professora, que já destinava uma atenção redobrada para todas as turmas, corrigindo e acompanhando as redações individualmente. Da mesma forma, as videoaulas disponibilizadas no Canal Educação me ajudaram a fixar aqueles conteúdos com os quais tive mais dificuldade em sala de aula”, contou Tayanna.
O colega de Tayanna, Enzo Rodrigues, também destacou a relevância dos preparatórios do Pré-Enem. “Os preparatórios realizados ao longo do ano foram muito eficientes porque eles trazem simulados impressos de cada matéria cobrada no exame. Temos acesso aos melhores professores da Rede Pública do Piauí, com aulas divertidas e que não eram entediantes de assistir", disse Enzo.
Para Assucena Neves, estudante que sonha em cursar Medicina Veterinária, o resultado é motivo de grande expectativa. “A expectativa está gigante. Espero muito que dê tudo certo. Pretendo ir para a Universidade Federal (UFPI) estudar no curso que sempre sonhei”, afirmou Assucena.
Além do êxito individual de diversos alunos, as escolas da Seduc também registraram um aumento significativo no desempenho geral em comparação a 2023. O número de notas acima de 950 na prova de redação passou de 120 para 188, o que reflete o trabalho consistente das escolas. O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, comemorou o resultado.
“O desempenho reflete o trabalho das nossas escolas, impulsionado pelas 21 ações do Pré-Enem Seduc e pelo empenho dos professores da rede ao longo do ano. Além disso, o Laboratório de Redação desempenhou um papel crucial ao aprimorar a capacidade dos nossos alunos, resultando em um aumento expressivo no número de notas acima de 950 pontos”, destacou o secretário.
Fonte: Seduc