Educação

Educadores da rede municipal de Teresina participam de curso de Libras

Este ano a Secretaria Municipal de Educação está ofertando 100 vagas

Sexta - 13/01/2017 às 13:01



Foto: YouTube Libras
Libras

Em busca de uma escola pública cada vez mais inclusiva, a Prefeitura de Teresina através da Secretaria Municipal de Educação (Semec) dará inicio na próxima segunda-feira (16) a mais um curso de Libras destinado à diretores, pedagogos e professores de Escolas Municipais de Teresina. Este ano a Secretaria Municipal de Educação está ofertando 100 vagas, divididas em Libras I e II e Libras Intermediário.

O curso possui carga horária de 120h/aulas, que acontecem semanalmente as quintas e sextas-feiras, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, no bairro Marquês. As aulas terão inicio em fevereiro e seguem até dezembro de 2017. O curso é gratuito e traz noções iniciais de expressão corporal, primeiros sinais, estrutura linguística, entre outros.

As matriculas que iniciarão dia 16 seguem até o dia 13 de fevereiro e acontecerão na Divisão de Educação Inclusiva (DEI), da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo Teresa Fortes, gerente de Educação Inclusiva da Semec, a Secretaria já formou 636 professores na Língua Brasileira de Sinais com o intuito de atuarem como multiplicadores dentro das escolas com projetos voltados ao ensino da libras para alunos surdos e ouvintes. “São profissionais habilitados para auxiliar os alunos e capacitar educadores, fortalecendo os laços dentro das escolas, o que possibilita que os alunos com surdez possam participar do mesmo processo de aprendizagem”, informa Teresa.

Um desses intérpretes é Rafael Alves, ministrante do curso de Libras Básico. Para ele, a preocupação em formar cada vez mais educadores na área é uma forma de se antecipar às necessidades da escola.

“Libras é a segunda língua mais usada no Brasil, e para os estudantes surdos da Rede Municipal é a principal forma de comunicação com o mundo. O curso promovido pela Secretaria Municipal de Educação tem o objetivo de facilitar o processo comunicativo desses alunos com a comunidade escolar”, comenta Rafael.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

Educadores
<