Educação

ENAMED

Cursos de Medicina com notas baixas podem perder vagas ou até ser fechados

A partir de 2026, desempenho no Enamed vai definir futuro das faculdades de medicina no Brasil

Da redação

Quarta - 20/08/2025 às 16:16



Foto: Freepik Cursos de medicina que apresentarem baixo desempenho no Enamed poderão sofrer redução de vagas
Cursos de medicina que apresentarem baixo desempenho no Enamed poderão sofrer redução de vagas

Os cursos de medicina que apresentarem baixo desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) poderão sofrer redução de vagas, suspensão de vestibulares e até extinção. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19) pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde. As medidas começam a valer a partir dos resultados do Enamed 2025, previstos para dezembro.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo é assegurar qualidade e excelência na formação de médicos no país. “Nós estamos tratando da formação de profissionais que cuidam da vida das pessoas e dos brasileiros. Por isso, queremos garantir qualidade e excelência na formação de médicos. Esse é o objetivo de todas as ações que nós estamos tomando aqui, conjuntamente com o Ministério da Saúde”, afirmou.

Medidas previstas

Os cursos que obtiverem nota 1 ou 2 no Enamed, em uma escala de 1 a 5 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), serão incluídos em um processo de “supervisão estratégica”.

Entre as medidas estão:

  • Impedimento de abertura de novas vagas;
  • Suspensão de contratos do Fies e da participação no Prouni;
  • Redução de vagas para novos alunos (nota 2);
  • Suspensão de vestibular (nota 1).

Além disso, o MEC poderá realizar visitas in loco sem aviso prévio para verificar se as instituições estão corrigindo falhas no curso.

Avaliação no 4º ano

A partir de 2026, os estudantes do 4º ano de medicina também passarão pelo Enamed, além dos concluintes do 6º ano. A medida tem como objetivo identificar problemas mais cedo e reduzir a dependência de cursinhos preparatórios para residência médica.

Agora estudantes do 4º ano de medicina também passarão pelo Enamed (Foto: reprodução)

O resultado do exame no 4º ano contará como 20% da nota do Exame Nacional de Residência (Enare), segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Isso vai valorizar o aprendizado ao longo do curso e diminuir a pressão sobre o estudante apenas no último ano”, disse.

Garantia de conclusão

Em caso de suspensão ou fechamento de cursos, o MEC garantiu que os alunos já matriculados terão o direito de concluir a graduação na própria instituição. Já em 2026, o Inep deve realizar visitas presenciais a todos os cursos de medicina do país, com a proposta de traçar um diagnóstico nacional da formação médica.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: