Consulta pública sobre o novo Enem será aberta no dia 18 de janeiro

Objetivo é aprimorar o Exame, além de adequá-lo à reforma do ensino médio, prevista na MP 746/2016


Caderno de questões ENEM 2016

Caderno de questões ENEM 2016 Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou na tarde de ontem, 12 de janeiro, em entrevista à imprensa, que o Ministério da Educação (MEC) vai abrir a consulta pública para o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na próxima quarta-feira, 18.

Estudantes, educadores, pesquisadores e especialistas de todo o país poderão utilizar a plataforma para sugerir mudanças no maior exame educacional do país. O objetivo do MEC é aperfeiçoar o Exame e adequá-lo à reforma do ensino médio, prevista na Medida Provisória 746/2016.

Dentre as propostas levantadas, estão: a possibilidade de o exame não servir para certificar a conclusão do ensino médio, a exclusão dos candidatos treineiros, a realização de um simulado nacional antes do Enem para esses estudantes, a alteração da duração das provas e a instituição de modelos diferentes de Enem.

Entretanto, no final do ano passado, o ministro reiterou que o formato da pesquisa e os itens que serão abordados ainda não haviam sido definidos. Essa é a primeira vez que a estrutura da prova está sendo discutida desde 2009. Em março de 2015, o MEC realizou uma consulta pública, mas era sobre a possibilidade do Enem ser digital.

A expectativa é que parte das mudanças definidas na consulta pública já sejam apresentadas no edital do Enem 2017, cuja publicação está prevista para o mês de fevereiro. Por outro lado, algumas devem ficar para a edição de 2018.

Fonte: UOL

Próxima notícia

Dê sua opinião: