Na última sexta-feira (29), o Auditório Sucesso, em Teresina, foi palco de uma cerimônia que celebrou os talentos da educação pública do Piauí. O evento premiou 84 estudantes da rede estadual que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na 2ª Edição da Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes.
Na OBA, foram entregues 56 medalhas de bronze, 23 de prata e 5 de ouro. Um dos medalhistas de ouro, Gleyson Fernandes Machado, estudante do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde, expressou sua emoção: “Me sinto grato por participar dessa cerimônia e espero estar aqui nos próximos anos.”
A cerimônia contou com a presença de figuras importantes como o secretário estadual da Educação, Washington Bandeira; o presidente da OBA, professor dr. João Batista Garcia Canalle; Luana Bonone, representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e o humorista e empresário Whindersson Nunes.
O professor João Canalle destacou o empenho dos professores que, muitas vezes, vão além de sua formação para apoiar os estudantes: “Alguns abraçam uma olimpíada que não é da área que atuam, mas sabem da importância dessas competições.”
Washington Bandeira anunciou uma novidade: em 2025, o Piauí será sede de uma etapa da OBA. “Agradeço ao professor Canalle pelo apoio para realizarmos essa etapa no próximo ano,” comemorou.
Jornada de Foguetes
Além da OBA, o evento premiou os vencedores da 2ª Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, iniciativa do Projeto Seduc Olímpica. Este ano, 45 equipes participaram, e a equipe com maior pontuação foi do Ceti Professor Pinheiro Machado, em Teresina.
Whindersson Nunes, parceiro do evento, surpreendeu ao convidar a equipe vencedora para desenvolver um projeto em sua empresa, Tron Robótica Educativa: “Estamos criando tecnologia para coletar dados sobre lançamentos. Será um prazer tê-los conosco.”
No total, a Jornada premiou 15 escolas, distribuindo cinco medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze, incentivando ainda mais a participação dos jovens em projetos de ciência e tecnologia.
A cerimônia reforçou o compromisso do Piauí em promover a educação científica e estimular novos talentos para o futuro.
Fonte: CCOM PI