Alunos da rede pública de ensino são aprovados no Enem

Um dos fatores que contribuiu com a aprovação dos estudantes foram as ações preparatória Pré-Enem promovidas pela Seduc.


Revisão Enem

Revisão Enem Foto: ASCOM

As ações Pré-Enem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já dão bons frutos. Entre os aprovados no Enem de 2016 estão alunos da rede pública estadual. É o exemplo de Cleydson Laudísio, aprovado para Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI); Maria Caroline Araújo, aprovada para Direito na Universidade Estadual do Piauí (Uespi); e Ana Clara Leocadio, aprovada para Medicina na UFPI.

Para Maria Caroline, a alegria veio com sabor de vitória. A aluna da Unidade Escolar Francisca Marluce mora na zona rural do município de Morro do Chapéu e é de família humilde. Ela conta que foi a primeira de 11 filhos a ser aprovada no vestibular. "Foi bem emocionante ser aprovada para um curso que eu sempre quis e dar alegria para os meus pais, que sempre me apoiaram e motivaram. A felicidade foi enorme", afirma Caroline.

O diretor da escola, Cosmo Rodrigues, revela que a aluna sempre foi bem estudiosa e que, tanto ela quanto seus irmãos sempre se destacaram. "Eles sempre foram alunos de ouro, era lindo ver a dedicação que possuía de dar alegria e orgulho para seus pais. Os irmãos dela estão indo pelo mesmo caminho, sempre conquistando medalhas em olimpíadas", afirma Cosmo.

Já, a estudante da Unidade Patronato Nossa Senhora de Lourdes, Ana Clara, conta que o sonho de cursar Medicina não é antigo. "Eu não tinha muita afinidade com os cursos de saúde, porém, queria trabalhar com crianças. Depois de um tempo, aprendi sobre a pediatria e foi a partir da escolha desta especialização que descobri que queria medicina", conta a aluna.

No momento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está fazendo o levantamento de quantos alunos foram aprovados, ao todo, na primeira chamada do Enem, cujo resultado foi disponibilizado nessa segunda-feira (30).

Ações Pré- Enem

O Pré-Enem Seduc realizou, ao longo de 2016, diversas ações que visaram o reforço do conteúdo educacional aos alunos das escolas públicas estaduais que prestaram o Enem. Ações que devem continuar no ano de 2017.

As ações consistiram no Preparatório Enem, pelo Canal Educação, e revisões de auditório transmitidas via TV e nos presídios. Além de aplicativo para celular, no qual os alunos da rede puderam assistir aulas gravadas e tirar dúvidas, outra inovação foi o Passe Livre Enem, que garantiu o transporte escolar no interior e cartão com créditos para os alunos da rede estadual, de forma que eles pudessem utilizar o transporte público coletivo de forma gratuita, nos dias de prova do Enem.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: