Alfabetiza Teresina volta com metas consolidadas

Semec apoia as escolas nas estratégias direcionadas para as turmas do ciclo de alfabetização


Foto

Foto Foto: Semec

Uma iniciativa da Prefeitura de Teresina para garantir que todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino estejam alfabetizados no tempo certo gerou resultados tão positivos em 2018, que volta com força este ano. Nesta seginda-feira, (25), diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino estiveram no Centro de Formação Odilon Nunes para o lançamento do Projeto Alfabetiza Teresina 2019.

O projeto da Secretaria Municipal de Educação (Semec) apoia as escolas nas estratégias direcionadas para as turmas do ciclo de alfabetização. São formações, sugestões de atividades, reuniões de monitoramento, socialização de ações e outras iniciativas que fomentam leitura e escrita com as crianças desde a educação infantil.

A coordenadora de Alfabetização da Semec, Carmem Portela, conta que no primeiro ano de implementação, o Alfabetiza Teresina contribuiu para o resultado de 92% dos alunos lendo ao final do 1º ano do ensino fundamental. “Esse é um resultado incrível, mas em 2019 vamos fortalecer as ações para conseguir alfabetizar 100% dos alunos nessa etapa”, anuncia.

Na Escola Municipal Torquato Neto, zona Sudeste, a diretora Iêda Maria Costa conta que o projeto faz toda a diferença. “Não sei por que não pensaram nisso antes, veio para nos ajudar, nossos alunos cresceram muito nas habilidades de leitura e escrita em poucos meses”, disse. A escola mantém uma sala exclusiva para o Alfabetiza Teresina, comandada por uma assistente de alfabetização que realiza atividades mais dinâmicas com os estudantes. “Selecionamos os alunos que precisam desse apoio e aplicamos intervenções diferentes para cada um. Eles melhoraram tanto, que deixam o projeto para dar lugar a outros”, afirma a gestora.

Em sua versão para 2019, o Alfabetiza Teresina vem com uma série de expectativas de aprendizagem para a alfabetização consolidadas, ou seja, metas estabelecidas para o final de cada ano escolar. O objetivo é alinhar os indicadores e instrumentos de avaliação para melhor perceber os níveis de aprendizado dos alunos nesse ciclo.

Segundo o secretário municipal de Educação, Teresina já é referência nesse quesito. “Temos chamado atenção nacionalmente pelo plano de trabalho com a alfabetização das crianças, e vamos avançar mais. Até 2017 tínhamos resultados estáticos nesse ponto. Alcançamos, em 2018, um índice que não tínhamos conseguido nos últimos 50 anos. Isso mostra que estamos no caminho certo, e não tenho dúvidas de que o Projeto Alfabetiza Teresina é parte fundamental desse sucesso”, conclui.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: