Economia

Piauí participa de capacitação sobre Caderneta Agroecológica em Recife

Cadernetas Agroecológicas é tema de capacitação para mulheres do nordeste

Redacão

Domingo - 07/07/2019 às 18:38



Foto: CCOM Capacitação
Capacitação

Foi realizada entre os dias 3 e 5 de julho, em Recife, na Universidade Federal Rural de Pernambuco, o seminário regional para formação no uso das cadernetas agroecológicas dos projetos apoiados pelo FundoInternacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. O evento reuniu agricultores e assessore de organizações não-governamentais da Região Nordeste.

A Caderneta Agroecológica (CA) foi elaborada pelo Centro de Tecnologias Alternativas na região de Zona da Mata em Minas Gerais (CTA/ZM), em diálogo com o Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com objetivo de facilitar a apropriação pelas agricultoras e de analisar a contribuição das mulheres rurais para a economia familiar e para a reprodução do seu agroecossistema.

A comitiva do Piauí foi composta por agricultoras, consultoras e técnicas e foi coordenada pelas Consultoras Sarah Luiza e Júlia Aires, Andrea Simone e Francisca Leal.

Para Sarah Luiza, consultora em Gênero, o próximo passo é repassar esse trabalho para cerca de 150 mulheres do Piauí e fortalecer as experiências que já vinham sendo desenvolvidas pelo projeto Viva o Semiárido: "Vamos mostrar o quanto as mulheres têm contribuído com a renda do estado do Piauí", pontuou Sarah.

Por meio da caderneta, as mulheres podem contabilizar o quanto investem e lucram com a produção agrícola no roçado e em casa. Com os resultados é possível observar o aumento na renda das mulheres, criando autonomia e independência e fortalecendo o processo de respeito e inclusão das produtoras rurais.

A programação contou com apresentação de Projetos, discussão em plenária, exibição de vídeos entre outras atividades. Ao final dos três dias foram entregues aos participantes as cadernetas feitas durante os dias de atividades.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: