Economia

ANTES DA TAXAÇÃO

Piauí exporta contêineres de mel para os EUA antes do tarifaço de Trump entrar em vigor

Segundo a empresa, os contêineres seguem inicialmente para o Porto do Pecém, no Ceará, de onde partem em navio com previsão de chegada aos EUA apenas em setembro

Da Redação

Sexta - 01/08/2025 às 10:36



Foto: Divulgação/SAF Produção de mel no Piauí
Produção de mel no Piauí

A Casa Apis, cooperativa piauiense sediada em Picos, confirmou ao Piauí Hoje a exportação de dois contêineres de mel com destino aos Estados Unidos nesta sexta-feira (1º). A ação ocorre às vésperas do início da taxação de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, medida que deve entrar em vigor a partir de 6 de agosto, caso não haja nova prorrogação.

Segundo a empresa, os contêineres seguem inicialmente para o Porto do Pecém, no Ceará, de onde partem em navio com previsão de chegada aos EUA apenas em setembro.

A movimentação ocorre no momento em que exportadores brasileiros correm para embarcar o máximo possível antes que a tarifa entre em vigor. A taxação, que afeta diretamente o mel brasileiro, com destaque para a produção do Piauí, um dos maiores exportadores do país, preocupa cooperativas, produtores e autoridades do setor.

Na avaliação de representantes da cadeia apícola, mesmo que os embarques realizados agora escapem da nova alíquota, o impacto nos contratos futuros e na manutenção da clientela internacional é incerto. A preocupação é ainda maior entre produtores que trabalham com o mel orgânico, cujo valor pode ultrapassar os US$ 3 mil por tonelada.

Apesar da incerteza, o setor busca alternativas. Exportadores já tentam abrir mercado em países da Europa e Ásia, enquanto produtores locais têm adaptado estratégias, como o adiamento de colheitas, para evitar prejuízos com a possível retração do mercado norte-americano, que atualmente absorve cerca de 90% do mel exportado pelo Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: