
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registraram mais de 1 milhão de solicitações de reembolso de descontos não autorizados realizados por entidades associativas.
Em números totais, 1.051.238 segurados formalizaram a contestação na plataforma Meu INSS ou pelo canal 135 de atendimento telefônico.
Outros 17.963 segurados confirmaram que o desconto foi autorizado. O relatório foi divulgado nesta quinta-feira (15), com dados apurados até as 17h.
Este é apenas o segundo dia de funcionamento do serviço que permite aos beneficiários consultar os descontos realizados nos últimos anos e informar se foram autorizados ou não, iniciando um processo administrativo para solicitar o reembolso do valor.
São 41 entidades associativas contestadas até o momento, abrangendo todas as que tinham ou têm algum credenciamento junto ao INSS para realizar descontos.
Aproximadamente 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos feitos por entidades e associações. Agora, os beneficiários podem saber o nome da entidade à qual estão vinculados, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo Meu INSS.
Investigação em andamento
Esses descontos estão sendo investigados pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União (CGU), que apuram a atuação de organizações criminosas envolvidas em fraudes nos benefícios previdenciários, fazendo associações não autorizadas com segurados do INSS.
Até o momento, mais de 4,3 milhões de usuários acessaram a plataforma Meu INSS para verificar os descontos recebidos. O prazo para solicitar o reembolso é indeterminado.
As entidades associativas que tiverem seus descontos contestados pelos segurados deverão apresentar documentação individualizada em até 15 dias úteis para comprovar a adesão voluntária aos descontos ou proceder com o recolhimento dos valores devidos. Caso o pagamento seja efetuado, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para posterior devolução na conta do segurado. As organizações poderão utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.
Desde a semana passada, quem não teve descontos foi notificado com a mensagem: "Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício".
Alerta contra golpes
O INSS alertou em seu site que não está realizando ligações telefônicas nem enviando mensagens por SMS, e-mail, WhatsApp ou qualquer outro canal não oficial para informar sobre os descontos.
"O contato oficial com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente por meio de notificação no aplicativo Meu INSS. Evite clicar em links suspeitos e não forneça dados pessoais se receber alguma ligação", enfatizou a autarquia em nota.
As informações serão divulgadas exclusivamente pelos meios oficiais do INSS: o site oficial e as redes sociais verificadas com o símbolo de conta verificada.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para a central de atendimento 135.
Fonte: Agência Brasil