![Plenário da Câmara dos Deputados](https://piauihoje.com/uploads/imagens/camara-deputados-suspensao-sigilo-documentos-2019-1100-jpg-1738062019.jpeg)
A proposta do governo federal de reduzir para zero a tarifa de importação de alimentos encontra forte resistência da bancada ruralista no Congresso Nacional.
A medida, discutida após o anúncio do Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), gerou preocupação entre integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que iniciaram um debate sobre o tema em grupos de WhatsApp.
O principal receio dos parlamentares é o impacto que a concorrência externa pode ter sobre os pequenos produtores brasileiros, além de questionamentos sobre a efetividade da medida na redução dos preços nos supermercados. Um exemplo citado é o café: o Brasil, com 330 mil cafeicultores, sendo 280 mil pequenos produtores, poderia ser afetado pela competição com países que subsidiam suas produções.
"Se as condições e custos de produção são semelhantes mundo afora, como pode um produto importado ser mais barato do que o nosso? É sinal de que pagamos muitos impostos ou que os de fora têm subsídios", afirmou o deputado Zé Vitor (PL-MG), membro da bancada ruralista.
Além disso, os representantes do agronegócio alertam para o risco de concorrência "desleal" com países europeus que já adotam subsídios para seus produtores. Outro ponto de discordância é a argumentação do governo de que o Brasil enfrenta escassez de alimentos.
Para os parlamentares, o problema está na inflação descontrolada, e não na produção local. "Medidas sem debate e planejamento dificilmente alcançam os resultados esperados", concluiu um deputado da bancada.
Fonte: Com informações da CNN