Economia

PESQUISA

Indústria piauiense movimenta diversos setores e apresenta recuperação econômica

A Sondagem Industrial, pesquisa da CNI, mostra que os empresários encerraram abril com nível de estoque efetivo próximo do planejado

Da redação

Sábado - 22/05/2021 às 10:12



Foto: Divulgação Andrade Junior  da CIEPI
Andrade Junior da CIEPI

Em maio se comemora o Dia Nacional da Indústria, uma data importante para o setor piauiense. A cadeia produtiva no Piauí vem apresentando ao longo dos últimos anos uma recuperação econômica significativa, mesmo com o advento da pandemia de Covid-19. Dados divulgados pelo cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que o setor que mais contratou em março no Piauí foi a indústria (502 vagas), seguida do comércio (399) e agropecuária (213).

Frederico Musso

O segmento industrial é uma importante área contribuinte para o desenvolvimento econômico e está ligada a diversos setores como produção agrícola, indústria de transformação, construção civil, comércio, indústria cerâmica, dentre outros. O empreendedor argentino Frederico Musso investiu na indústria de grãos de trigo no Piauí e reforça que o setor industrial deve ser sempre o principal motor de desenvolvimento no país.

Índice de transmissão da Covid-19 ficou abaixo de 1% no setor da construção no Brasil

Piauí é o segundo Estado com maior crescimento do PIB, diz Rafael Fonteles

Negociações salariais ficam abaixo da inflação em abril, mostra Fipe

“Nós não temos dúvidas do potencial que tem no Piauí para implantação de novas indústrias e de aumento das que já estão em funcionamento, como é o nosso caso. Nosso empreendimento já possui vários projetos pela frente para conseguir verticalizar nossa produção, e conseguir uma maior eficiência nos processos. Convidamos os empreendedores a se aventurarem neste setor apaixonante, que transforma além das matérias primas, a vida das pessoas que participam dele ”, disse.

A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que os empresários encerraram abril com nível de estoque efetivo próximo do planejado. No Piauí, em março, por exemplo, o volume de produção das indústrias em relação ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 51% no Piauí, percentual superior ao do mês de fevereiro que foi de 41,8% e superior também ao do Nordeste, com 43,8%.

Jorge Lopes

Jorge Lopes, industrial da construção civil e CEO da Cerâmica Bloco Mar, defende o empreendedorismo e o setor produtivo do estado. “Nos últimos anos observamos um aumento do setor produtivo no estado, o que possibilitou o Piauí alcançar melhores posições na área industrial”, relata.

“O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) tem incentivado o industrial piauiense com sugestões, planejamento estratégico e ações de valorização do setor. Nosso incentivo é de que os empresários arregacem as mangas, planejem e executem muitos planos de expansão da indústria e nas empresas, que precisam ser postas em prática. O otimismo gera um círculo virtuoso, interessante na economia e projeta que mais conquistas virão durante o ano de 2021”, ressalta Andrade Júnior, presidente do CIEPI.

Fonte: iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: