Economia

INFLAÇÃO BAIXA

Haddad fala sobre a importância de respeitar arcabouço fiscal para reduzir juros

Segundo o ministro, esse é o melhor caminho para a baixa inflação

Da Redação

Segunda - 30/09/2024 às 10:40



Foto: Fabio Rodrigues-Pozebbom/Agência Brasil Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira que respeitar o arcabouço fiscal é o melhor caminho para abrir espaço para que o Banco Central reduza a taxa básica de juros e para que a economia brasileira cresça com baixa inflação.

Em entrevista à rádio CBN, o ministro disse ser um defensor do arcabouço e afirmou que o Ministério da Fazenda está pedindo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que garanta que as despesas do governo fiquem dentro das regras fiscais aprovadas pelo Congresso Nacional;

"Digo com muita convicção, eu defendo muito o arcabouço fiscal, porque eu tenho certeza que é o caminho para reequilibrar as contas públicas e continuar crescendo com baixa inflação. Se nós sairmos deste script, desse roteiro, eu penso que nós vamos repetir o erro de 2015 a 2022 que a economia não cresceu e o gasto público disparou", disse Haddad.

"Quanto mais nós respeitarmos a regra fiscal aprovada pelo Congresso Nacional ano passado -- que a gente chama de arcabouço fiscal --, mais espaço o Banco Central vai ter para cortar o juro, mais investimentos nós vamos ter, com investimento você tem mais oferta de produtos, menos pressão inflacionária."

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: