Economia

Fórum debaterá crescimento do setor de energias renováveis no estado

A reunião inaugural do Fórum Piauí de Energias será no dia 26 de março, no Blue Tree Rio Poty Hotel.

Redação

Terça - 10/03/2020 às 17:29



Foto: Ascom Reuniao do Forum
Reuniao do Forum

O Governo do Estado do Piauí, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, realiza, no dia 26 de março, no Blue Tree Rio Poty Hotel, às 9h, a reunião inaugural do Fórum Piauí de Energias. O fórum promoverá, ao longo do ano, em reuniões mensais, vários debates sobre o setor elétrico no Piauí e a inserção desse no contexto nacional e mundial. Dessas discussões, deverão surgir sugestões técnicas, regulatórias e de oportunidades de negócio para o estado.

O Fórum Piauí de Energias tem por objetivo discutir, de forma mais ampla, todo o processo de construção da Política Energética do Estado. O Piauí, hoje, está no radar nacional em matéria de produção de energia eólica e solar.

Segundo o secretário do Planejamento, Antonio Neto, o Estado é terceiro da federação em produção de energia eólica e está avançando fortemente no campo da energia fotovoltaica, energia solar. “Precisamos organizar esse segmento econômico de forma a trazer mais benefícios para o Estado, dessa forma, o governo, em uma iniciativa da Secretaria da Mineração e da secretaria do Planejamento, e em articulação com a Câmera Setorial de Energia, iniciou um processo de organização de um Fórum Estadual de Energias, a exemplo do que já existe em outros estados da federação, como é caso do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e outros que também possuem esse potencial energético”, explicou o gestor.

O fórum vai proporcionar o início do processo de discussão sobre o setor elétrico no Piauí, trazendo especialistas para palestras sobre o potencial e a estrutura eólica e solar do estado, com representantes da Aneel, Ministério das Minas e Energias e, a partir daí, fomentar a construção de políticas públicas para essa área. “Nós queremos que esse grande potencial que o Piauí tem de produção de energia limpa, que é uma preciosidade, que é uma característica específica da nossa terra e da nossa gente, se transforme em melhoria da qualidade de vida da população. Para tanto, é preciso que o setor privado, o setor público, as mais diversas áreas que têm interesse nesse processo, se agrupem em torno de um fórum para esse debate, para discussões e para se estabelecer as políticas necessárias para viabilizar esse arranjo produtivo no estado”, concluiu Antonio Neto.

Os interessados devem se inscrever no site http://www.forumenergias.pi.gov.br/, no menu “Inscrição”. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Programação:

9h – Abertura com o governador do Estado, Wellington Dias

9h10 – Palavra do presidente do Fórum de Pernambuco Rodrigo Mello

Palestra:  Experiência da Organização do Fórum de Pernambuco

9h20 – Palestra: Plano Decenal de Energia – oportunidades para o desenvolvimento do Piauí.
Reive Barros – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia

9h40 – Palestra: Oportunidades de Investimento no Setor Elétrico no Piauí
Sandoval Feitosa – Diretor Aneel

10h – Intervalo

10h20 – Palestra: Balanço Energético do Piauí – importador ou exportador de energia
Wilson Brandão – Secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis

10h40 – Palestra: Licenciamento Ambiental – fator de competitividade
Sádia Castro – Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

11h – Debates

11h40 – Encerramento

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: