Na última semana, a Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí se destacou como um importante espaço de conexão entre produtores de diversas regiões do estado e consumidores. O evento celebrou culturas, saberes e sabores, além de dar ênfase ao artesanato, valorizando as tradições locais e fortalecendo os laços com as raízes culturais.
O empresário Assis Carvalho, natural de São Raimundo Nonato e residente em Teresina, teve a oportunidade de revisitar suas origens ao conferir as peças artesanais produzidas em sua terra natal. Ele destacou a importância de divulgar o trabalho dos artesãos locais, especialmente no Piauí, para que outras regiões conheçam a riqueza cultural do estado.
O artesanato esteve presente em mais de 30 barracas do Espaço Trança, com peças feitas de palha, cerâmica e bordados, representando a identidade dos artesãos do estado. As peças da artesã Teresinha Soares e seu marido, de São Raimundo Nonato, destacaram as riquezas da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela Unesco. Teresinha ressaltou a importância de estar em Teresina, vendendo seus produtos e encontrando pessoas de sua região, o que fortalece as conexões locais.
O evento foi realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), e contou com o apoio de diversas instituições, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Consórcio Nordeste, e organizações como a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outros. O evento também recebeu patrocínios de instituições financeiras como o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.
Fonte: CCOM/PI