SERVIÇOS

Empréstimo Consignado: Saiba tudo sobre taxas e juros

O empréstimo consignado é um tipo de crédito que possibilita obter empréstimos de dinheiro com taxas e condições mais vantajosas que outras ofertadas pelo mercado


Empréstimo

Empréstimo Foto: Divulgação

Aproveite as vantagens do empréstimo consignado. Descubra como a modalidade funciona e como economizar com ela!

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito com algumas vantagens que podem ser muito interessantes para quem está precisando de um dinheiro extra.

Embora tenha taxas e juros menores que outras linhas de crédito, é importante entender como funcionam para evitar surpresas desagradáveis no momento do pagamento.

Isso porque muitas pessoas não entendem o que é o empréstimo consignado ou qual a diferença entre ele e as outras formas de crédito. Assim, continue lendo para descobrir!

O que é um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito que possibilita obter empréstimos de dinheiro com taxas e condições mais vantajosas que outras ofertadas pelo mercado.

Desta maneira, o empréstimo consignado é uma alternativa interessante para quem precisa de dinheiro em pouco tempo e com pouca burocracia.

O termo consignado se refere ao fato de que a instituição financeira desconta o valor das parcelas diretamente da folha de pagamento ou benefício do consumidor.

Assim, o empréstimo consignado é um empréstimo seguro para a instituição, pois o risco de inadimplência é muito baixo.

Quais são as taxas e juros?

O empréstimo consignado é uma opção de financiamento acessível para muitas pessoas, pois oferece taxas muito mais baixas do que outras linhas de crédito.

A tarifa de juros máxima no empréstimo consignado do INSS é de 2,14% a.m., tornando-o uma excelente alternativa para quem precisa de dinheiro para financiar projetos pessoais.

Além da tarifa de juros, existem as taxas de abertura e administração de conta, que são cobradas à parte. Essas taxas variam de acordo com cada instituição financeira.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um tipo de crédito destinado a pessoas que possuem um vínculo de renda com o Governo.

Esse vínculo pode ser por meio de um contrato de trabalho com a União, Estados, Municípios ou até mesmo com empresas estatais.

Assim, o consignado pode ser solicitado por funcionários públicos federais, estaduais e municipais, aposentados e pensionistas do INSS, militares das Forças Armadas.

Além disso, servidores de órgãos autônomos, empresas estatais e empresas que tenham contrato de concessão com o Governo Federal, como funcionários ativos e aposentados da Petrobras.

Como solicitar o empréstimo consignado?

Primeiro, encontre um banco ou instituição financeira que ofereça empréstimos consignados. Em seguida, reúna a documentação necessária para a contratação.

Estes documentos variam de acordo com o banco, mas podem incluir seu CPF, RG, comprovante de residência, carteira de trabalho, holerite ou outro documento de renda.

Depois de reunir os documentos necessários, você precisa entrar em contato com o banco ou instituição financeira para solicitar o empréstimo.

A partir daí, o banco ou a instituição financeira irá analisar o seu pedido e, se for aprovado, você receberá o empréstimo.

Antes de solicitar o empréstimo consignado, é importante que você leia com atenção as condições do contrato, como as taxas de juros, condições de pagamento, entre outros.

Se você tiver dúvidas sobre qualquer cláusula, não hesite em entrar em contato com o banco ou a instituição financeira para obter esclarecimentos.

Quais são as vantagens de um empréstimo consignado?

Como comentamos, o empréstimo consignado é uma modalidade com muitas vantagens. A seguir vamos relembrar algumas dessas vantagens:

  • Taxas de juros mais baixas: Costumam ter taxas de juros mais baixas do que outras modalidades, o que significa que você pode economizar dinheiro.

  • Maior segurança: São garantidos pelo governo e, portanto, tornam o empréstimo mais seguro para os credores.

Isso significa que os credores estão dispostos a oferecer taxas de juros mais baixas porque a chance de os clientes não pagarem é muito menor.

  • Pagamentos mensais mais baixos: Como as taxas de juros são mais baixas, as parcelas mensais se tornam mais acessíveis.

Devido a isso você pode obter um empréstimo consignado sem comprometer sua capacidade de pagar outras contas.

  • Processo de aprovação mais rápido: Como os empréstimos consignados são garantidos pelo governo, o processo de aprovação é muito mais rápido do que outros tipos de empréstimos.

Portanto, como podemos ver, os empréstimos consignados são uma ótima opção para quem deseja obter crédito com segurança e com custos mais baixos.

Próxima notícia

Dê sua opinião: