Economia

REUNIÃO

Empresários discutem implantação de Porto Seco no Piauí

Muito além do que apenas um local de armazenagem, o porto seco possui uma excelente estrutura e tecnologias avançadas

Da redação

Quinta - 28/04/2022 às 07:35



Foto: Divulgação Reunião
Reunião

Em reunião nesta quarta-feira (27), empresários do setor industrial, econômico e de alimentos discutiram no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), a iniciativa privada para instalação de um Porto Seco no estado. A proposta tem por objetivo fortalecer o setor industrial, dar agilidade no tempo de espera por mercadorias e, consequentemente, ampliar oportunidades de emprego e renda.

O presidente eleito do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), Federico Musso, explica a importância desse investimento e as inovações que devem beneficiar o Estado. "Nos reunimos com a empresa privada que tem a intenção de montar um porto seco em Teresina, que envolveria grandes empresários do setor importador e exportador do estado. No encontro foram destacados quais os benefícios que trariam para o Piauí, como a desburocratização, redução de questões tributárias, construção de armazém alfandegário que facilitaria muito a importação de produtos, que normalmente precisam de mais tempo para a liberação. Entendemos que trará muitos benefícios para o nosso estado e empresários", ressalta.

Muito além do que apenas um local de armazenagem, o porto seco possui uma excelente estrutura e tecnologias avançadas que entregam soluções personalizadas. Os portos secos trazem para os exportadores a agilidade necessária no desembaraço aduaneiro e a consequente redução do tempo de espera para a mercadoria ser embarcada.

O empresário Federico Musso reforça que o CIEPI apoia a iniciativa e acredita em avanços nos negócios. "Da nossa parte como Centro das Indústrias do Piauí iremos apoiar e esperamos que dê tudo certo nesse projeto. Faz um tempo que o porto seco vem sendo trabalhado, que estudamos a viabilidade de sua implantação, sempre com as tentativas de que seja um projeto público ou com participação público-privada, mas até o momento não tem conseguido sair do papel. Acreditamos que teremos êxito na execução do projeto", afirma o presidente eleito do CIEPI.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: