Economia

Deputado Limma apresenta moeda social de município do Piauí ao ex-presidente Lula

O parlamentar informou que quatro município do Piauí já criaram moedas sociais para incentivar as economias locais

Por Luiz Brandão

Domingo - 07/08/2022 às 07:37



Foto: Assessoria do parlamentar Limma mostra duas cédulas de Cocal ao ex-presidente Lula
Limma mostra duas cédulas de Cocal ao ex-presidente Lula

O deputado estadual Francisco Limma (PT) apresentou ao ex-presidente Lula o "Cocal", uma moeda própria que ele instituiu no município de São João do Arraial, em 2007, quando era prefeito e criou o "Banco dos Cocais" para suprir a falta de agência bancária naquele município. 1 Cocal vale 1 Real.

Limma informou ao ex-presidente que além de São João do Arraial, outros quatro municípios do Piauí já têm suas próprias moedas sociais para suprir a falta de bancos e ajudar a movimentar a economia local. São os municípios de Porto (Marruás), Pedro II (Opala) e Esperantina (Longá).

O primeiro município a criar a moeda foi São João do Arraial. A iniciativa foi do então prefeito Francisco Limma, hoje deputado. Em dezembro de 2007 ele criou o “Banco dos Cocais" e a moeda "Cocal".

A ideia surgiu pela falta de agência bancária na cidade. Então o prefeito resolveu o problema criando o banco e a moeda local, que permitiu desenvolvimento econômico na região com a circulação da moeda.

A falta de serviços bancários não é uma exclusividade de São João do Arraial. No Brasil cerca de 5,6 mil municípios não tem agências bancárias e nem lotéricas.

Veja também:

Empréstimo consignado pode chegar a 40% da remuneração de servidores

Saiba como a franquia home based funciona e suas vantagens

Projeto transforma o Piauí em grande exportador de frutas no médio prazo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: