NEGÓCIO

Saiba como a franquia home based funciona e suas vantagens

A franquia home based é ideal para quem deseja ter um negócio próprio e não quer investir muito, além de ter flexibilidade no horário de trabalho


Franquia home based

Franquia home based Foto: Divulgação

Franquia home-based: o que é e como funciona? 

As franquias home based são um modelo de trabalho no qual o franqueado pode gerenciar a sua empresa de casa, sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de transporte ou estar presente em algum local físico. 

São diversas áreas de atuação em que é possível aplicar a sua franquia, atendendo nichos de mercado específicos. Como o trabalho é feito todo no modelo remoto, é preciso também tomar alguns cuidados e, acima de tudo, ter disciplina e organização. 

Esse modelo é ideal para quem não tem como investir um valor muito alto, mas, mesmo assim, quer ser o dono da sua própria empresa. Para isso, é preciso entender mais sobre esse modelo de trabalho, quais são as suas principais vantagens para o franqueado e os cuidados para prevenir possíveis erros e dores de cabeça durante a gestão da franquia.

O que é franquia home based?

A franquia home based consiste em um modelo de trabalho em que o franqueado pode trabalhar com uma marca ou segmento sem a necessidade de um local de trabalho definido. A pessoa pode escolher o local de trabalho dela e, mesmo assim, consegue desfrutar do suporte e dos planos já estabelecidos pela franqueadora. 

Esse modelo de trabalho é bem conhecido nos Estados Unidos e, aos poucos, vem ganhando espaço no mercado brasileiro, uma vez que há maior demanda de pessoas buscando trabalhos sem um local de trabalho específico. O home based é ideal para quem busca um negócio próprio, que possui um perfil empreendedor, comprometido com a franquia e é disciplinado. 

Home based, home office ou trabalho remoto, qual a diferença?

Apesar de semelhantes, esses termos descrevem coisas diferentes. Nos três casos, é interessante haver ferramentas de gestão empresarial on-line para acessar as informações de todos os setores mais rapidamente. O home based, como a sua própria tradução já sugere, é “baseado em casa”. A gestão do trabalho, então, pode ser feita em casa, proporcionando maior flexibilização no horário de trabalho. 

Já o home office pode ser definido como um estilo de trabalho no qual a empresa ou o empregador em questão fornece ao colaborador toda a estrutura necessária para que ele possa realizar o trabalho em casa, da mesma maneira que realizaria em uma sala comercial alugada pela empresa. Eventualmente, esse colaborador pode frequentar a empresa e ter o seu dia de trabalho presencialmente, para garantir a interação com os outros colaboradores. 

O trabalho remoto, em sua definição, é bem semelhante ao modelo home based. As pessoas que optam pelo trabalho remoto podem escolher o local de trabalho, aumentando, assim, a sua produtividade e diminuindo o stress de deslocamento e trânsito. O colaborador pode escolher trabalhar em sua casa, em cafés e em coworkings, para realizar uma networking. Esse modelo de trabalho também é muito utilizado pelos chamados nômades digitais, que podem trabalhar em empresas e, ao mesmo tempo, conhecer lugares novos. 

Como funciona uma franquia home based? 

A franquia no modelo home based funciona como uma franquia tradicional, porém o modelo segue a tendência das pessoas que começaram a optar por trabalhar em casa. Além disso, como tem uma operação mais enxuta, com menos funcionários e não é preciso ter um ponto fixo comercial, o investimento inicial é mais baixo. 

O franqueado terá também acesso a treinamento e suporte da franqueadora, para seguir o modelo de trabalho já determinado. Assim, ele terá menos preocupações com os processos e, assim, menos chances de ter erros no meio do processo. E, por serem franquias, há diversas opções de segmentos e nichos que podem ser explorados e atendidos. 

A microfranquia da Omie light, por exemplo, é um modelo que prevê um faturamento anual de R$ 180 mil e o retorno de investimento em até 6 meses. Além disso, a microfranquia da Omie light fornece capacitação de franqueados e também todo o suporte para solucionar as dúvidas sobre processos de trabalho e também do produto. 

3 vantagens das franquias home based 

As franquias home based oferecem inúmeras vantagens. Confira cada uma delas.

  • Economia inicial de investimento

Esse modelo de franquia é ideal para quem está na sua primeira experiência com franquias ou com um negócio próprio e não tem muitos recursos financeiros. A franquia home based dispensa o aluguel de salas comerciais e também é mais enxuta em relação ao número de colaboradores. 

  • Maior controle de qualidade

Como não tem a necessidade de perder tempo se deslocando, o franqueado pode organizar melhor as suas tarefas diárias e, com isso, obter maior produtividade e o controle de todas as informações. 

  • Simplicidade na gestão

 A operação de uma franquia home based é mais simples e, por isso, o gestor tem maior controle sobre tudo o que acontece na empresa. Além disso, ele pode contar com a ajuda de softwares e ferramentas de gestão para deixar os processos mais organizados e eficientes. 

Dicas de como escolher uma franquia home based 

É importante realizar um estudo prévio da região e também do segmento que você deseja trabalhar. Ter afinidade com o segmento escolhido já é meio caminho andado para se manter entusiasmado e motivado a seguir com o trabalho. Leve em conta também as suas habilidades profissionais para verificar se elas vão te ajudar a realizar as atividades do mercado escolhido. 

Além disso tudo, é importante também manter a organização. Em uma franquia home based, ela é essencial para que a empresa mantenha o rendimento e a produtividade ideais. A disciplina também é um fator importantíssimo, pois você será o único responsável tanto pelo seu sucesso quanto por algum problema que a empresa possa enfrentar. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre as franquias home based, saiba que as microfranquias também são excelentes opções e possuem diversas vantagens. Elas estão presentes em diversos segmentos, de alimentos a tecnologia. A Omie trabalha com ERP on-line de gestão empresarial na nuvem, facilitando o acesso de qualquer local e deixando a operação mais produtiva. Saiba mais sobre como ser um franqueado Omie. 


Próxima notícia

Dê sua opinião: