Economia

Câmara rejeita destaques e envia arcabouço fiscal para o Senado

Governo conseguiu vitória folgada na Câmara dos deputados na votação do arcabouço fiscal do País

Da Redação

Quarta - 24/05/2023 às 23:17



Foto: Plablo Valadares/AC Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta quarta-feira 24 todas as propostas de mudanças no arcabouço fiscal, a substituir o teto de gastos imposto ao País sob o governo de Michel Temer. A Casa aprovou na terça o texto-base com 372 votos favoráveis, 108 contrários e uma abstenção.

O primeiro destaque rejeitado previa derrubar o artigo a estabelecer que o descumprimento da meta fiscal não configura crime de responsabilidade, o que abriria o caminho para processos de impeachment.

A segunda proposta de mudança defendia que as despesas com o Fundo Constitucional do Distrito Federal, usado para custear a segurança pública e outras políticas do DF, ficassem de fora do limite de gastos.

A Câmara também rejeitou um destaque a pedir a inclusão de uma emenda já rejeitada no plenário na terça-feira. O texto estabeleceria que se houver aumento da carga tributária a partir deste ano, o valor teria de ser alocado no pagamento da dívida pública.

Por fim, os deputados também mantiveram o trecho que assegura ao Executivo espaço extra de despesas para 2024, atrelado à alta de receitas. A estimativa é que o dispositivo avalize um gasto adicional de até 28 bilhões de reais no próximo ano.

Fonte: Carta Capital

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: