Estudantes que possuem financiamento pelo Novo Fies devem iniciar o processo de aditamento contratual para o primeiro semestre de 2025 a partir desta quarta-feira (15). A Caixa Econômica Federal estabeleceu o prazo de até 31 de maio para a realização das manutenções obrigatórias, que incluem renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou instituição, e encerramento antecipado do contrato. Aproximadamente 133 mil alunos estão aptos a fazer as alterações.
De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, o processo deve ser realizado por meio do portal SifesWeb ou do aplicativo FIES CAIXA, disponível para Android e iOS. A renovação do contrato é iniciada pela instituição de ensino e, em seguida, deve ser validada pelo estudante, que deve estar regularizado com suas obrigações financeiras.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os estudantes com contratos ativos do Novo Fies que já realizaram aditamentos em semestres anteriores ou formalizaram seu contrato no segundo semestre de 2024 precisam cumprir a obrigação neste semestre. Caso haja dúvidas sobre o procedimento, a orientação é que os estudantes busquem apoio diretamente com as instituições de ensino superior.
Além de possibilitar a renovação contratual, o aplicativo também oferece funcionalidades como consulta a dados do contrato, emissão de boletos, solicitação de suspensão temporária e visualização de parcelas em aberto.
Fonte: Agência Brasil