Na grande maioria dos casos, o primeiro veículo adquirido por uma pessoa é usado, o que pode ser um ótimo negócio ao se avaliar o custo benefício, principalmente quando nos últimos anos os preços de carros novos estão subindo drasticamente no Brasil.
Então, confira 3 dicas para fazer o melhor negócio possível. Iremos te mostrar pontos importantes a serem avaliados quando se trata de compras referentes a veículos usados.
1. Pesquise muito e não tenha pressa
Antes de começar a busca por qualquer veículo, é necessário definir fatores determinantes para a compra, como a quantidade de portas do veículo, se deve ser manual ou automático, a estabilidade, o ano e entre outras coisas.
Com isso definido, sua procura se torna mais seletiva, pois esses fatores serão utilizados como filtros dentro dos sites confiáveis e especializados para esse tipo de comércio. Após a seleção dos veículos que se encaixam em suas necessidades e em seu orçamento, lembre-se de verificar o fórum de proprietários, para que seja possível a identificação de possíveis transtornos.
2. Cuidado com anúncios e não caia em tentação
Infelizmente, é muito comum pessoas caírem em golpes relacionados a vendas online, e para que seja evitado esse tipo de acontecimento, é necessário o dobro de atenção para anúncios, observar se possuem fotos ou se as fotos disponíveis não foram retiradas de outros sites, se no anúncio possui a descrição completa do produto ou até mesmo se o preço do veículo está fora da faixa, pois anúncios com preços abaixo da faixa encontrada pode ser algo a se duvidar.
Importante ressaltar também que nem sempre o carro mais novo é a melhor opção mesmo que o preço esteja dentro de sua faixa, é necessário levar em consideração futuras manutenções que poderão ser necessárias por algum acontecimento adverso, pois o custo dessas manutenções e peças será equivalente ao ano e modelo do veículo escolhido.
3. Verifique se a documentação está em dia
Esse pode ser um dos itens mais importantes a se considerar, já que comprar um carro que não está com a documentação em dia pode te prejudicar muito mais que um carro que precise de manutenção.
Para essa verificação, você pode realizar a consulta de débitos de veículos, sendo somente necessário o código do RENAVAM do veículo, com esse dado você consegue analisar toda a documentação do carro e suas características, como multas e dívidas que não foram pagas.
Sendo assim, é só acessar o site do DETRAN referente ao estado e utilizar a numeração do RENAVAM, se durante a sua consulta aparecer a descrição de “só para rodar” quer dizer que o veículo possui altas pendências e nunca poderá estar realmente em seu nome.
Após essas 3 dicas referentes a compra de carros usados, é necessário que você retire um tempo para colocá-las em prática e analisar cada ponto com paciência e atenção para ter o melhor custo benefício na sua compra e evitar possíveis problemas.