Arte e Cultura

XVII Salão de Arte Santeira do Piauí inicia nesta quinta-feira (18)

Este ano o evento contará com uma novidade, o I Salão Nacional De Arte Santeira, que surgiu com objetivo de dar oportunidade e visibilidade também aos artesãos de outros estados.

Da redação

Quarta - 17/11/2021 às 13:39



Foto: Divulgação Arte Santeira
Arte Santeira

O talento de 14 artesãos piauienses e 8 de outros estados brasileiros, estarão presentes nas peças expostas do XVII Salão de Arte Santeira do Piauí, que acontece de 18 de novembro a 6 de dezembro na Central de Artesanato Mestre Dezinho. A abertura acontece nesta quinta-feira (18), às 18 horas.

Este ano o evento contará com uma novidade, o I Salão Nacional De Arte Santeira, que surgiu com objetivo de dar oportunidade e visibilidade também aos artesãos de outros estados. Foram selecionados mestres e artesãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Maranhão e Goiás, e o tema escolhido para este ano foi São Francisco, o idealizador do presépio.

"A primeira característica é que São Francisco é um dos santos mais produzidos pelos santeiros piauienses, a segunda característica é que São Francisco foi o inventor do presépio. Neste ano, como estamos em época natalina, resolvemos unir a uma das expressões mais fortes da arte santeira do Piauí, com o tema e o período de renovação da esperança, de recomeço para cultura e para o artesanato do nosso estado", explica o Superintende de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – Sudarpi, Jordão Costa.

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí, que neste ano terá como homenageado o Mestre Araújo, artesão nascido em 1952, natural do município de Domingos Mourão. Mestre Araújo começou a esculpir sua obra aos nove anos de idade, em sua cidade natal, incentivado pelo seu tio, Mestre Expedito, que o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro vermelha, em Teresina. Atualmente, mestre Araújo mora em Pedro II. O santeiro tem suas obras expostas em diversos países, como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal, dentre outros.

"Este ano, nosso Salão de Arte Santeira vai se tornar nacional. Precisamos valorizar cada um que faz nosso artesanato. Temos pessoas de dentro e fora do Piauí e do Brasil que colecionam obras dos nossos artesãos. É uma alegria após a pandemia voltar com este evento, mostrando o que tem de melhor e mais belo no artesanato piauiense", afirma o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.  

O XVII Salão de Arte Santeira e o I Salão Nacional De Arte Santeira é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult e Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – Sudarpi, com recursos do Siec e patrocínio da Equatorial, e apoio do Sebrae.

 

Fonte: Secult

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: