Arte e Cultura

Wellington Dias toma posse na Academia Piauiense de Letras

O governador agora é dono da cadeira número 12

Alinny Maria

Sábado - 19/03/2022 às 21:47



Foto: Montagem/Piauí Hoje Governador Wellington Dias é empossado na Academia Piauiense de Letras
Governador Wellington Dias é empossado na Academia Piauiense de Letras

O governador e escritor Wellington Dias (PT-PI), foi empossado na cadeira número 12 da Academia Piauiense de Letras (APL) na noite deste sábado (19). A Sessão Solene do novo imortal ocorreu no Centro de Convenções de Teresina e contou com a presença de algumas autoridades e convidados.

O discurso de recepção ao novo acadêmico foi proferido pelo presidente da APL, Zózimo Tavares. A cadeira 12 teve como último ocupante o acadêmico Wilson Carvalho Gonçalves. Wellington Dias foi eleito para ser membro da Academia no dia 12 de fevereiro de 2022.

Nas redes sociais, o governador disse que é uma honra imensa ser o novo ocupante da Academia Piauiense de Letras. "hoje é um dia muito especial. Com humildade e muita esperança na cultura do nosso Piauí, recebo hoje a imensa honra de ser o novo ocupante da Cadeira de número 12 da Academia Piauiense de Letras. Agradeço a todos os amigos, familiares e colegas imortais da APL", disse Wellington Dias.

O novo acadêmico

Radialista, bancário e político, José Wellington  Barroso de Araújo Dias começou a escrever ainda na juventude. Estreou em 1980 com um livro de contos premiado, “Macambira”. Aos 20 anos, ingressou no Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí.

Seguiu escrevendo e, mais adiante, teve vários outros contos premiados, como o “Maria Valei-me” (1984) – que recebeu menção honrosa pelo Concurso de Contos João Pinheiro, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Escreveu as peças “Reisados da Minha Terra” e “Estamos Todos Inocentes”. Foi incluído nas coletâneas “O Conto na Literatura Piauiense” (1981) e “Novos Contos Piauienses” (1984).

Seus dois últimos livros publicados foram “As Tiradas de Tio Sinhô” (2007) e “A melancia do presidente” (2018).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: