EVENTO

Webserie e exposição virtual fazem parte da programação da II Festa Digital do Livro

Produções feitas pela Biblioteca Blanche Knopf e Massangana AudioVisual serão disponibilizadas para o público no Dia Mundial do Livro


Exposição

Exposição Foto: Divulgação

Memória, apreço e vínculo. Mais do que uma porta para o aprendizado, os livros criam laços e fortalecem conexões. Para celebrar o Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril, a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) preparou uma programação temática chamada “As muitas vozes do livro”, que é a segunda edição da Festa Digital do Livro. Materiais da Biblioteca Blanche Knopf e da Massangana AudioVisual serão disponibilizados no YouTube da Fundaj.

“A II Festa Digital do Livro desta vez é temática, monográfica: ‘As muitas vozes do livro’. Todas as horas do dia 23 de abril serão dedicadas ao livro. O livro que, diferentemente, da frase tão repetida, nunca é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. É vivo sempre, em todos os sentidos”, ressalta o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, Mario Helio.

A webserie “Livros & Leitores” será realizada pela Massangana AudioVisual. Dividida em quatro vídeos, a homenagem conta com depoimentos de leitores sobre obras que marcaram suas vidas, primeiras leituras e experiências afetivas com livros.

José Cláudio, Ana Mongini, Lourival, Georgia Alves, Zuleide Duarte, Maurício Melo Jr., Maria Betânia Andrade, Érica Montenegro, Maria do Rosário, Nayóbi Patrícia, Laianny Santana e Lucas Candido da Silva foram os convidados para narrarem suas histórias e representarem as diversas vozes leitoras. Os episódios contam, ainda, com epígrafes do cineasta Vladimir Carvalho e da escritora Lucilia Garcez

Já a Blanche Knopf trará a exposição virtual "Mário Souto Maior: Etnólogo, folclorista, escritor, educador". A Biblioteca conta com um acervo de 105 publicações do folclorista - que celebraria o centenário em 2020 - entre livros e artigos de periódicos.

“Mário Souto Maior foi um educador que se preocupou em incentivar a leitura entre os jovens e que defendeu as bibliotecas e a educação infantil. Ele é uma referência quando o assunto é o folclore nordestino e contribuiu com várias obras e pesquisas sobre o tema. Foi um grande incentivador, sempre pensando em manter vivo o folclore e a cultura popular do Nordeste. Para a Fundação, ele deu uma grande contribuição na coordenação do Centro de Estudos Folclóricos, criando, entre outras, a série Folclore, que é composta por cerca de 400 micromonografias nas quais ele abordou diversos tópicos da nossa cultura, e a coleção em quadrinhos Aprender Brincando", destaca Nadja Tenório Pernambucano, coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf.

A exposição mostrará a sua vida pessoal, familiar e profissional, além das homenagens e prêmios recebidos por suas obras, tudo em forma de linha do tempo. Ao fim da exposição, os interessados encontram o link para dois sites com obras digitalizadas do folclorista, para leitura on-line ou download.

Veja também:

Doze atrações musicais irão animar postos de vacinação Drive Thru em Teresina

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Lei que cria o Dia Nacional do Sanfoneiro é sancionada

Fonte: Ascom Fundação Joaquim Nambuco

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: