Arte e Cultura

PROGRAMAÇÃO

Teatro de rua e rap performático abrem FestLuso; confira a programação do 2º dia

A programação do Festival de Teatro Lusófono 2024 segue até o sábado (31)

Dhara Leandro

Terça - 27/08/2024 às 10:13



Foto: Divulgação/Marielle Rangel O espetáculo
O espetáculo "Ubu: o que é bom tem que continuar"

O primeiro dia do Festival de Teatro Lusófono 2024 trouxe som e cor ao Centro de Teresina, na noite dessa segunda-feira (26), com o espetáculo Ubu: o que é bom tem que continuar, do grupo Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, de Natal (RN). Logo em seguida, o rapper piauiense Tipuá fez um belo show performático. Mas as apresentações não param por aí, o evento segue até o sábado (31). Confira a programação desta terça-feira (27).

Show do rapper Tipuá. Foto: Divulgação/Marielle Rangel.

No Memorial Esperança Garcia, será realizada das 10h30 às 12h30 a oficina "Corpos femininos da negrura", com Soraya Martins, de Belo Horizonte (MG).

O Museu do Piauí, localizado na praça da Brandeira, receberá o coletivo Flecha Lançada Arte Crato/CE e aldeia Kariri-Xocó/AL), com a performance Ané das Pedras. As apresentações acontecem às 9h e às 16h30h.

Às 19h, é a vez do espetáculo Maria Vai, da companhia de teatro Jovens em Cena (COTJOC). A apresentação será no Espaço Professor Nilton, no bairro Cidade Jardim.

Por fim, o dia encerra com o espetáculo Casa de Penhores, do Grupo Raízes de Teatro, no Theatro 4 de Setembro, localizado na praça Pedro II.

FestLuso

Após quatro dias em Brasília, a 14ª edição do Festival de Teatro Lusófono segue para o Piauí e o Maranhão, com uma programação ampliada. Além da semana tradicional em Teresina, o evento agora inclui Floriano (PI) e Timon (MA), apresentando espetáculos de companhias de países lusófonos.

Entre 26 e 31 de agosto, Teresina, Floriano e Timon serão os palcos de uma série de eventos culturais, que incluirão peças teatrais, música, oficinas e lançamentos de livros. Participarão grupos do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe, abordando temas como diversidade, racismo, colonialismo, feminicídio e globalização.

O festival é apoiado pelo Governo do Estado do Piauí, pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela Lei Paulo Gustavo, pelo governo federal e pela Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet.

Em Teresina, os eventos ocorrerão em vários locais, como a Praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro, Sesc Cajuína e outros. Em Timon, o Teatro Maria do Socorro de Macêdo Claudino será o local das apresentações, e em Floriano, o Teatro Maria Bonita sediará o festival.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: