Arte e Cultura

Teatro Cidade Cenográfica é reformado para Paixão de Cristo 2022

A revitalização do espaço, que reproduz a aparência da árida Judeia do ano 33 d.C, inclui: melhorias no cenário que representa o Templo de Jerusalém

Sábado - 26/03/2022 às 18:01



Foto: Divulgação Paixão de Cristo
Paixão de Cristo

O Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano (PI), está sendo reformado para sediar a Paixão de Cristo 2022. A revitalização do espaço, que reproduz a aparência da árida Judeia do ano 33 d.C, inclui: melhorias no cenário que representa o Templo de Jerusalém, onde ocorre a prisão e condenação de Jesus; o Palácio de Herodes Antipas, onde acontece a morte de João, o Batista; e o Palácio de Pôncio Pilatos, que recria o momento em que ele toma sua decisão no julgamento de Jesus.


Jeferson Mendes, um dos produtores do Grupo Escalet de Teatro, que realiza a encenação há 27 anos no município, destaca que a Escadaria Monumental do Teatro Cidade Cenográfica está sendo toda revestida por pedra, enquanto os palácios estão sendo marmorizados. "Cada vez que o Teatro é revitalizado, ele se aproxima mais da realidade em que Jesus viveu. Além disso, todo o figurino e adereços são minuciosamente produzidos a partir de uma vasta pesquisa realizada pelo diretor da encenação, César Crispim, que inclusive já esteve em Jerusalém para ver de perto as instalações reais", pontua.


Teatro Cidade Cenográfica é reformado para Paixão de Cristo 2022(Imagem:Divulgação)

Joelson Soares é um dos pedreiros responsáveis pela reforma. Ele acompanha as revitalizações na Cidade Cenográfica há muitos anos, mas revela que ainda se surpreende com a grandiosidade do imponente cenário a céu aberto. "A cada ano, a Cidade Cenográfica vai ficando mais bonita. Mesmo estando todos os dias aqui, acompanhando as mudanças estruturais, ainda me encanto ao chegar cedinho para começar os trabalhos. É uma vista tão bela que não há como esquecer. Quando você passa os portões, parece que de fato você está sendo transportado para outro lugar", descreve.

Já o Senhor Antônio, que trabalha com mármores no estado do Piauí, revela o orgulho que sente ao saber que seu trabalho ajuda a recriar toda a atmosfera de fé que a Paixão de Cristo proporciona. "Me sinto muito orgulhoso de saber o quão grande esse espetáculo é e que tem minhas mãos e meu trabalho ali. É muito gratificante poder contribuir com uma atividade como essa, que tira as pessoas da ociosidade, que dá ofício e gera emprego e renda para muitos florianenses", afirma.


Teatro Cidade Cenográfica é reformado para Paixão de Cristo 2022(Imagem:Divulgação)

As obras no Teatro Cidade Cenográfica estão sendo realizadas por meio de recursos da Lei Aldir Blanc com apoio do Governo Federal, Governo do Piauí e da Secretaria de Estado da Cultura. As melhorias estão em fase de acabamento e serão entregues no início do mês de abril.

Já a encenação da Paixão de Cristo acontecerá nos dias 15 e 16 de abril com grande elenco, a exemplo dos atores convidados Caio Blat, Ana Cecília Costa, Ernani Moraes, Leona Cavalli e Suely Franco.

Devido a chuva forte, Feira Kids é adiada e começa neste sábado (26)

Vanessa da Mata se apresenta em quatro cidades do Piauí pelo Projeto Seis e Meia

Fonte: Floriano News

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: