
Uma programação especial em homenagem ao Dia do Artesão será realizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, nos dias 19 e 20 de março. Os eventos são de organização da Secretaria do Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi).
A programação terá início no dia 19 de março, às 9h, com a celebração de uma missa em homenagem ao Dia do Artesão. Também serão oferecidos o serviço de cadastro e emissão da Carteira Nacional e a prestação de serviços de saúde. No dia 20 de março, às 9h30min, haverá uma solenidade com a entrega de Menção Honrosa, bingo com premiações, além de atrações musicais e artísticas.
“Reconhecemos o papel e a importância dos artesãos na preservação da cultura e da identidade piauiense. Na Sudarpi buscamos administrar as políticas e ações em apoio ao desenvolvimento da atividade artesanal no Piauí. Neste mês de março, em especial, quando celebramos os artesãos, desenvolvemos projetos de valorização, de incentivo e de reconhecimento desses profissionais para o nosso estado. Assim, vamos continuar nossa programação nos dias 19 e 20, com mais ações de integração com os artesãos”, declarou o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado.
O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março por ser o dia de São José, marceneiro reconhecido como primeiro artesão da história da humanidade e padroeiro dos artesãos. De acordo com a Sudarpi, no Piauí existem 5.943 artesãos cadastrados nas mais diversas tipologias do artesanato.
Confira a programação:
Dia 19/03/2024
9h - Celebração da Missa em alusão ao Dia do Artesão
10h - Cadastro e emissão da Carteira Nacional de Artesão; prestação de serviços de saúde.
Dia 20/03/2024
9h30 - Abertura Solene;
9h40 - Entrega de Menções Honrosas para os artesãos;
10h - Apresentação da Banda da Polícia Militar;
10h20 - Apresentação da Escola de Música Possidônio Queiroz;
10h40 - Bingo.
Fonte: Governo do Piauí