EVENTO

Prévia da Procissão das Sanfonas será nesta quinta-feira (07) na zona Leste de Teresina

Com uma lista ampla e diversificada de apresentações culturais, a Prévia receberá mais de 20 artistas nordestinos.


Evento

Evento Foto: Divulgação

Após dois anos sem a realização da Procissão das Sanfonas, o Piauí se prepara para o retorno dessa festividade. Nesta quinta-feira(7), a Colônia Gonzaguiana do Piauí realizará a prévia desse evento, a partir das 20h, no espaço Nordestino, localizado na Zona Leste de Teresina. Na ocasião, o grupo organizador do cortejo, apresentará o tema da edição deste ano.

Com uma lista ampla e diversificada de apresentações culturais, a Prévia receberá mais de 20 artistas nordestinos. "A Procissão é um dos eventos mais aguardados pelos piauienses. Após dois anos sem uma edição presencial, temos muito a comemorar. A nossa cultura precisa ser celebrada e valorizada. Hoje, realizaremos uma Prévia do nosso cortejo, com o objetivo de arrecadar doações, por meio da compra dos ingressos, para viabilizar o retorno da Procissão, às ruas de Teresina, no dia 2 de agosto. Todo o valor arrecadado será aplicado na realização do evento", explica o professor Wilson Seraine, idealizador do evento.

Atrações

A lista de atrações culturais é extensa. Entre os nomes que irão se apresentar estão: As Fulô do Sertão; Amanda Santi; Antônio do Acordeon; Caju Pinga Fogo; Chagas Vale; Casal do Xote; Davi de Holanda e Forró Piau; Delly Rodrigues; Flávio Augusto; Flávio Moura; Forró Sandália de Couro; Gilvan Barrinha; Gonzaga Lu; Inácio Botelho; Ivan Silva; Lene Alves; Luís Marcos; Marinaldo do Forró; Marquinhos Pajeú; Paula Milena; Romeu Bravo do Forró; Thelminha Stourada; Vagner Ribeiro e Grupo Valor de PI; Wânya Sales e Beto Boreno; Jamylli Reis e Maísa Vieira.

O espaço Nordestino está situado na avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2460.

Procissão das Sanfonas

Anualmente realizada em Teresina, a Procissão das Sanfonas, chega à 14ª edição, em 2022. Esse cortejo cultural exalta o legado de Luiz Gonzaga. O evento acontece sempre no dia 2 agosto – data da morte do Rei do Baião. Tradicionalmente, a festividade leva nesse dia, a música nordestina para as ruas do Centro de Teresina-PI. Em 2021, a Procissão das Sanfonas conquistou o Prêmio Profissionais da Música (PPM), ao ser considerado o maior evento cultural de som na rua do Brasil. O PPM é reconhecido como uma das maiores e a mais abrangente das premiações do setor musical do Brasil.

A Colônia Gonzaguiana do Piauí é um grupo formado por fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores. As manifestações realizadas pela Colônia já integram o calendário de atividades culturais do Piauí.

Veja também:

Congresso Nacional derruba vetos de Bolsonaro às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Regina Sousa declara Mestre Dezinho como patrono da Arte Santeira do Piauí

Marcelo Jeneci se apresenta pela primeira vez no Piauí pelo Projeto Seis e Meia

Próxima notícia

Dê sua opinião: