Arte e Cultura

Produção intensifica preparativos para a Paixão de Cristo de Floriano 2024

Para este ano, o elenco conta com renomados artistas como Ana Lúcia Torre, Thiago Rodrigues, Totia Meireles, Sérgio Marone, Zezeh Barbosa e Jefferson Mendes

Da Redação

Terça - 27/02/2024 às 09:16



Foto: Reprodução Paixão de Cristo 2024
Paixão de Cristo 2024

Floriano (PI) - Com a contagem regressiva para a realização da Paixão de Cristo de Floriano, um dos eventos mais esperados do calendário cultural do Piauí, o Grupo Escalet revela os detalhes dos bastidores da preparação do elenco convidado, prometendo uma apresentação memorável para os espectadores. 

Para este ano, o elenco conta com renomados artistas como Ana Lúcia Torre, Thiago Rodrigues, Totia Meireles, Sérgio Marone, Zezeh Barbosa e Jefferson Mendes, que darão vida aos personagens centrais da narrativa religiosa.

Paixão de Cristo 2024

César Crispim, diretor do espetáculo, compartilhou insights sobre o processo meticuloso de preparação que precede o grandioso evento. 

“Em agosto nós iniciamos a escolha do elenco convidado, checando a disponibilidade de datas dos atores, se eles se identificam com o formato da nossa apresentação que é em dublagem, pois, nosso teatro possui 45 mil metros quadrados, com mais de 350 pessoas no elenco, mais de 5 mil pessoas assistindo, então, ficaria muito dificil fazer sem a dublagem; além das tratativas de qual personagem cada ator e atriz vai interpretar”, pontua Crispim 

O período entre outubro e novembro é dedicado às negociações finais e à definição dos papéis de cada artista. Logo em seguida, em dezembro, os preparativos se intensificam com provas de figurinos, gravação de vozes e testes de maquiagem, realizados na cidade do Rio de Janeiro. 

Crispim enfatiza a importância de cada detalhe, especialmente no que diz respeito à caracterização dos personagens, buscando autenticidade histórica. Segundo ele, a equipe se esforça para recriar fielmente a estética da época, desde os trajes até a maquiagem, levando em consideração as nuances culturais e históricas. 

“A preparação do figurino é feita no mês de dezembro, quando fazemos os testes e ajustes necessários. Às vezes, fazemos dois, três figurinos para o ator escolher qual ele mais se identifica. Trocamos o manto, uma túnica, acrescentamos um cinto, colocamos um bico no vestido e, assim, vamos testando até chegar no figurino final”, explica. 

A Paixão de Cristo de Floriano 2024 está agendada para os dias 29 e 30 de março, no Teatro Cidade Cenográfica, com início às 20h, e terá entrada franca para o público. O evento é uma realização do Grupo Escalet, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, Governo do Estado do Piauí, Prefeitura Municipal de Floriano, Ferro Leste, Eldorado Bebidas, Via Bebidas, além do apoio das leis de incentivo à cultura - Lei Rouanet e Lei Paulo Gustavo, e do Governo Federal. 

Fonte: ASCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: