Arte e Cultura

Piauiense vence concurso nacional de cinema e terá filme dirigido por atriz da Globo

Curta-metragem da piauiense Samira Ramalho está sendo filmado no Rio de Janeiro e tem direção assinada pela atriz Suzana Pires

Valciãn Calixto

Quarta - 09/10/2019 às 15:52



Foto: Divulgação Samira Ramalho, atriz, jornalista e mestra em Sociologia
Samira Ramalho, atriz, jornalista e mestra em Sociologia

A jornalista piauiense Samira Ramalho é uma das cinco vencedoras do Concurso de Cinema Feminino, realizado pelo Instituto Dona de Si, “ONG para acelerar profissionalmente mulheres”, conforme explica a vencedora.

A película já está em fase de filmagem e conta com direção da atriz Suzana Pires, que tem em seu currículo atuações em novelas como Fina Estampa, Gabriela, Caras & Bocas, Flor do Caribe, A Regra do Jogo e séries como Carga Pesada e Sítio do Picapau Amarelo.

Samira Ramalho e a global Suzana Pires

As locações acontecem na cidade do Rio de Janeiro, onde Samira, Ana Célia, Cláudia Roberta, Angélica Rodrigues e Mirtes Agda, demais vencedoras da disputa, receberam mentoria durante uma semana. “Foi oferecida como forma de acelerar nossos talentos e carreira enquanto criadoras. Tivemos o momento de desenvolvimento humano, de entender as potencialidades e os pontos que devemos trabalhar e o atual cenário em que nos encontramos”, conta Ramalho.

Semana de mentoria no Rio de Janeiro custeada pelo concurso

Durante o processo, as escolhidas visitaram os estúdios da Globo e receberam orientações sobre a criação de roteiros com uma produtora dos Estados Unidos. “Também tivemos contato com uma showrunner americana, a Kate Elmore Mota, que conversou pessoalmente conosco sobre os caminhos no mundo das séries. Conhecemos os Estúdios Globo e também fomos mentoradas por roteiristas da emissora, como a Isadora Wilkinson, que é roteirista do Amor e Sexo, por exemplo, e que me acompanhou de perto no tratamento do meu roteiro”, informou.

As cinco vencedoras do concurso

De acordo com Samira, os filmes serão lançados em breve. “Mas não são filmes publicitários, é cinema mesmo, dramaturgia”, avisa.

Print do site do concurso

MINIBIOGRAFIA

Samira Ramalho é uma pernambucana radicada no Piauí. Jornalista, dramaturga e mestra em Sociologia. Autora de peças de teatro como ‘Os Asilados’, uma comédia ultrarrealista que fala de envelhecimento, habitação e sexualidade. E o musical ‘Sinais’, que fala sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. Estudiosa de gênero, seus trabalhos todos envolvem reflexões sobre a existência das mulheres. Atualmente se divide entre o jornalismo, como o projeto Quarta Onda, no Cidade Verde.com, e a dramaturgia para teatro e cinema.

Confira aqui a lista com as vencedoras do concurso.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: