Arte e Cultura

Piauiense Francisco Galeno abre exposição "Arte por Engano" em Brasilia

Passado, presente e futuro fazem parte dos trabalhos que o artista apresenta na Referência.

Redação

Terça - 08/11/2022 às 11:56



Foto: Divulgação Exposição
Exposição

No dia 17 de novembro, quinta-feira, a partir das 16h, a Referência Galeria de Arte inaugura a mostra individual “Arte por engano”, de Francisco Galeno. Com obras inéditas produzidas ao longo de dez anos e que tratam do diálogo entre ancestralidades e linguagens contemporâneas, para a exposição que ocupará os dois pisos da Referência, Galeno traz pinturas sobre madeira e objetos escultóricos em madeira e ferro. Com ensaio poético do escritor e dramaturgo Benjamim Santos, a mostra fica em cartaz até o dia 14 de janeiro de 2023, com visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte, Bloco B Loja 11, Subsolo, Brasília-DF. Telefone (61) 3963-3501 e Wpp (55 61) 98162-3111. No Instagram @referenciagaleria

Passado, presente e futuro fazem parte dos trabalhos que o artista apresenta na Referência. Em “Arte por engano” Galeno minimaliza as formas e as imagens e amplia os campos de cor. Objetos, pintura e cor são elementos integrantes de sua linguagem poética, que ao longo dos últimos anos vem adquirindo novos elementos. A galerista Onice Moraes, que há algumas décadas acompanha de perto o trabalho de Galeno, tendo realizado inúmeras exposições como a que ocupou vários andares no Museu Correios Brasília em 2014, “Galeno, uma nova direção – Estripulias”, ressalta o caráter introspectivo da mostra na Referência. “É um trabalho intimista que evoca suas tradições e seus ancestrais: artesãos, bordadeiras, vaqueiros, a terra”, comenta. “Aquilo que já era uma marca registrada da obra de Galeno, adquiriu novos contornos com o aprofundamento nas questões de linguagem. Os objetos produzidos pelos vários artesãos da região onde mora ganham cada vez mais destaque, como forma de o artista dar voz a suas ancestralidades e espaço para que o pensamento e o trabalho coletivo que constroem uma obra de arte, quer sejam renascentista, moderna ou contemporânea, ocupem seu devido lugar na história da arte”, completa Onice.

Provocador, Galeno diz que “o lado artesanal é uma coisa que a arte contemporânea despreza. Até usam artesania em vez de artesanato para se distanciar. Já eu transito no meio da cultura popular que para mim é onde reside o mistério”. Quando eu quero entre a arte moderna e a contemporânea eu vou conversar com Cimabue, Giotto, Da Vinci, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, e por aí vai”, completa.

Há duas décadas ensaiando um retorno ao local onde nasceu e passou a infância, Galeno hoje se divide entre seu ateliê em Brazlândia e Ilha Grande, perto de Morros de Mariana no Parnaíba, Piauí, onde passa a maior parte do tempo. “Sou bisneto e neto de vaqueiros, todos artesãos do couro. O outro avô artesão da madeira, fazedor de canoas na beira do rio Parnaíba. Meu pai artesão multimídia, fez tudo na construção de Brasília, até virar marceneiro. O auxílio luxuoso veio de dona Conceição, minha mãe, uma senhora rendeira”, diz o artista. “Eu vim para me encontrar com minhas origens, os meus mestres artesãos, sem me esquecer de Athos Bulcão, Rubem Valentim, Volpi, Cézanne”.

Essa genealogia, comenta o escritor e dramaturgo Benjamim Santos em seu ensaio poético sobre a obra do artista, forjou o Galeno: “homem feito naqueles universos de Brazlândia e Brasília, fazendo amigos nas noites do Beirute, agora criador de arte, buscando um novo jeito de arte brasileira, botando os quadros em exposição de galeria, ganhando prêmio nacional”. O escritor afirma ainda que se delicia ao perceber que “uma lamparina invertida torna-se um cálice sagrado sobre um altar ou dentro de um tabernáculo”. Se é PopArt, Construtivismo, Arte Conceitual ou “simplesmente um jeito de ser Galeno”, é algo que fica para os críticos, teóricos ou historiadores da arte decidirem.

Sobre o artista

“Na minha arte não entra um prego que não seja carregado de história afetiva”, diz o piauiense Francisco Galeno, criado em Brazlândia, onde mantém um atelier, utilizado nos períodos de visita aos familiares, mas que vive e trabalha em sua cidade natal, Ilha Grande, Parnaíba, Piauí. Sua obra camaleônica é, para os olhos, uma verdadeira festa popular brasileira: “O camaleão foi um bicho que influenciou muito a minha pintura. Ele muda de cor para escapar do bicho predador”. Assim, também, seu trabalho se metamorfoseia, ganha uma nova pele e incorpora uma nova modulação de cores. Galeno não é apenas pintor. Ele atua em várias direções: escultura, roupas, instalações. Quando era moleque, seu sonho era ser jogador de futebol e desenhou uma camisa para o time do Brazlândia: “A camisa do Brazlândia não tinha identidade. Um jogo de futebol é como se fosse uma exposição para milhares de pessoas”. Em seguida, trabalhou em um projeto para homenagear os loucos de estrada, que ele chama de “loucos de BR”. O trabalho é inspirado no artista Arthur Bispo do Rosário: “A ideia surgiu de minhas viagens de carro para o Piauí, onde eu sempre encontro esses loucos de BR. São artistas, sempre juntam algum objeto para se enfeitar. Quero também fazer uma roupa muito louca, com um chapéu colorido e usar latas de sardinhas e anzóis como adereços. Vou combinar com as crianças para que elas me acompanhem pelas ruas, soltando pipas no ar.”

Serviço:

Arte por engano

De | Francisco Galeno

Pintura, objetos e esculturas

Ensaio poético | Benjamim Santos

Onde | Referência Galeria de Arte

Abertura | 17 de novembro, das 16h às 21h

Visitação | Até 14 de janeiro de 2023

De segunda a sexta, das 10h às 19h

 Sábado, das 10h às 15h

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Endereço | 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo

 Asa Norte – Brasília-DF

Telefone | (+55 61) 3963-3501

Wpp | (+55 61) 98162-3111

E-mail | referenciagaleria@gmail.com

Facebook | @referenciagaleria

Instagram | @referenciagaleria

Fotos | *Crédito para a fotógrafa | 

Veja também:

Advogado freitense lança livro de memórias em Teresina

Bailarino piauiense fica no top 5 de prêmio internacional na França

Frei Betto lança livros três livros e faz palestra em Teresina

Fonte: Beto Osório

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: