Arte e Cultura

Bailarino piauiense fica no top 5 de prêmio internacional na França

Premiação oferecida pela High Profile Magazine foi entregue em cerimônia na Torre Eiffel

Da redação

Quinta - 20/10/2022 às 19:49



Foto: Divulgação Brasileiro é top 5 de prêmio internacional
Brasileiro é top 5 de prêmio internacional

O bailarino Décio Costa Neto, que atualmente vive em Paris, na França, foi finalista do prêmio Melhor do Brasil na Europa 2022. Em parceria com The Diana Award, que premia jovens com o poder de mudar o mundo, e em prol da Fraternity Whithout Borders, organização humanitária idealizada pelo ator Wagner Moura, que atende famílias carentes em Moçambique, África. 

Décio foi finalista na categoria Melhor Personalidade de Destaque Brasileiro na Europa e ficou no Top 5 final do prêmio. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí, o bailarino atua como professor de dança há oito anos, e leva nossa brasilidade para a França. 

No carnaval, levou cerca de três mil foliões às ruas da capital francesa com o bloco de carnaval de rua, além de promover também a Festa de São João, tradicional em tantas regiões do Brasil. Natural de Teresina (PI), Décio tem uma história de amor com a dança: logo aos 15 anos, ainda em sua cidade natal, se matriculou em um curso de ballet contemporâneo e, mais tarde, no ballet clássico, onde ganhou disciplina, corrigiu imperfeições de movimentos e aperfeiçoou sua técnica. 

Símbolo de brasilidade na Europa, o bailarino valoriza o reconhecimento de seu trabalho tão distante de casa: “A sensação de gratidão é enorme, ser finalista de um prêmio como esse, que é parceiro de instituições tão importantes, e ter meu trabalho reconhecido internacionalmente. Isso aumenta ainda mais minha vontade de levar a alegria do Brasil e da nossa cultura a todos os cantos do mundo. 

Por mais que o prêmio não tenha vindo, é uma honra muito grande apenas em ser indicado, ainda mais ficar no top 5”, completa. A cerimônia de premiação aconteceu no último domingo (25) aos pés da Torre Eiffel, símbolo máximo da capital francesa

Veja também:

Frei Betto lança livros três livros e faz palestra em Teresina

Frei Betto lança três livros em Teresina nesta segunda-feira (17)

Segundo dia de programação do Festival Cajuí em Teresina

Fonte: Rebecca Rosa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: