
O Palácio da Música de Teresina comemora o Dia Nacional do Choro nesta quarta-feira (23), com uma programação especial que terá início às 19h30.
O Grupo Cadência, um dos principais representantes do gênero na capital, será a principal atração da noite. A cantora Luíza Miranda também fará uma participação nessa celebração da música brasileira.
O evento tem entrada gratuita e é uma excelente oportunidade para o público apreciar a riqueza do choro – um dos gêneros mais autênticos e sofisticados da música instrumental brasileira. O repertório vai resgatar clássicos consagrados e trazer releituras que prometem encantar todas as gerações.
Dia Nacional do Choro
Popularmente chamado de chorinho, o choro é um gênero da música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência.
O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro.
O choro entra na cena musical brasileira na segunda metade do século 19. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis. O termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia.
Fonte: PMT