Arte e Cultura

EXPOSIÇÃO

Teresina Shopping receberá a exposição "A Batalha do Jenipapo"

A exposição conta com 38 obras de artistas piauienses

Da Redação

Terça - 12/03/2024 às 14:47



Foto: Geleia total Obra de Eulália Pessoa
Obra de Eulália Pessoa

O Teresina Shopping receberá a exposição “A Batalha do Jenipapo”. Organizada pelo Conselho Estadual de Cultura, a exposição conta com  38 obras de artistas piauienses, todas elas inspiradas no confronto ocorrido em 1823, em Campo Maior, que teve papel crucial na independência do Brasil, no dia 13 de março. 

Obra de Moisés RêgoA batalha do Jenipapo foi um evento marcante na história do estado e do país, e sua representação artística é uma forma de preservar e valorizar essa memória. As obras, resultado de um concurso promovido pelo Conselho Estadual de Cultura, foram selecionadas sem restrições quanto a técnicas, estilos, dimensões e suportes, refletindo somente a diversidade e criatividade dos artistas piauienses.

A abertura da exposição está marcada para às 10h30 da manhã do dia 13 de março e contará com a presença dos artistas participantes, além do presidente do Conselho. O público terá a oportunidade de apreciar as obras até o dia 30 de março, no espaço da Praça de Eventos 1 do Teresina Shopping.

Batalha do Jenipapo 

A Batalha do Jenipapo, ocorrida às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, Piauí, foi um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil. No dia 13 de março de 1823, piauienses, maranhenses e cearenses enfrentaram as tropas do Major português João José da Cunha Fidié, que comandava as forças portuguesas na região, mantendo-a fiel à Coroa Portuguesa. Os brasileiros, embora sem experiência e armas de guerra, lutaram com determinação. Apesar da derrota, sua resistência fez com que a tropa inimiga desviasse seu destino. A batalha teve cerca de duzentas baixas do lado brasileiro, um número superior ao de todas as baixas ocorridas na Independência da Bahia. Os portugueses, embora tenham vencido a batalha, perderam a guerra da independência devido às táticas de guerrilha dos sertanejos. Após o combate, os brasileiros se apoderaram dos armamentos e munição do Major Fidié, forçando sua retirada do Piauí. A Batalha do Jenipapo é considerada um marco na consolidação do território nacional e é lembrada nas celebrações e reflexões anuais em Campo Maior. 

Obra de Angela Maria Santos Rego

Fonte: Geleia total

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: