Arte e Cultura

Fiéis celebram tradição e devoção a São Pedro há 70 anos no Poti Velho

A festa do apóstolo é comemorada logo no início da manhã com Missa no Restaurante O Pesqueirinho e segue até a tarde com procissão fluvial e encerra com missa solene à noite

Karine Rocha

Sábado - 29/06/2024 às 12:10



Foto: Divulgação/Instagram Festejos de São Pedro, apóstolo e pescador, atrai fiéis de toda Teresina
Festejos de São Pedro, apóstolo e pescador, atrai fiéis de toda Teresina

Há 70 anos fiéis do bairro Poti Velho, na zona Norte de Teresina, se reúnem para celebrar a devoção a São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores. A tradição de devoção começou com os próprios pescadores da região e se mantém viva até hoje. Neste sábado (29), dia de São Pedro, a comunidade celebra o último dia dos festejos com missa e procissão marcado pela religiosidade e cultura.

Poti Velho, um dos bairros mais antigos e históricos da cidade, onde Teresina nasceu, é o local dessa manifestação religiosa. A programação inclui terço, missa novena presidida pelo Padre Aerton Marcos, leilão, quermesse, além de diversas atrações culturais e musicais.

Missa no restaurante O Pesqueirinho, no bairro Poti Velho
 

A festa do apóstolo é comemorada logo no início da manhã com Missa no Restaurante O Pesqueirinho. O pároco da comunidade, padre Aerton Martins, fala que o santo se tornou para os moradores do bairro, cuja atividade econômica é dominada pela pesca, não somente um exemplo de trabalho, mas de fé.

Padre Aerton (ao centro) com seminaristas Gustavo e Rafael 

"São Pedro é uma dessas figuras que também tem atração pelo popular por causa da sua profissão. São os textos dos evangelhos que nos mostram o trabalho, a história de Sâo Pedro com a pesca e é justamente dentro desse espaço de pesca que ele é visto, encontrado e chamado por Jesus. Tanto que a proposta de Jesus é aparentemente muito simples. Você que é pescador de peixes agora vai pescar gente, vai atrair pessoas para o seguimento, para o ensinamento de Cristo. Com isso a igreja também assumiu esse bonito compromisso e essa bonita imagem, que fez de São Pedro reconhecidamente o protetor e o inspirador para os pescadores, não só para o trabalho, mas também para a fé", disse.

Fiéis participam de missa no dia de São Pedro 

Como é comum, todos os anos os fiéis se encontram na Capela Nossa Senhora do Amparo, no Poti Velho, para a carreata e procissão fluvial até p cais do Iate Clube. A concentração inicia às 15h30. A noite, às 18h30 acontece a Missa Solene da Festa de São Pedro, apóstolo e pescador presidida pelo arcebispo Dom Juarez Marques.

Fonte: Piauí Hoje

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: