
A Feira da Literatura Piauiense (FELIPI) chega à sua 4ª edição em 2025 consolidada como um dos maiores eventos literários do Estado. Com o tema “Uma literatura que dá gosto de ler”, a feira acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Sesc Cajuína, em Teresina, reunindo literatura, música, teatro e educação. Toda a programação é gratuita.
O evento é promovido pela Academia Teresinense de Letras (ATL) em parceria com a Lamparina Editora, e busca valorizar a produção literária do Piauí, fortalecendo o diálogo entre autores, estudantes e a sociedade em geral. A FELIPI conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que mobiliza estudantes e professores para participarem das atividades, reforçando o espaço como ambiente de incentivo à leitura.
A edição de 2025 presta homenagem a dois grandes nomes da literatura piauiense: Clóvis Moura (in memoriam) – historiador, sociólogo e poeta, reconhecido nacionalmente pela sua obra; e Sérgia Alves – escritora contemporânea, vencedora do 1º Concurso Literário FELIPI, com o romance “Vale do Sossego”.
Wellington Soares / Foto: Lilia Ferreira
De acordo com o professor de Literatura e escritor Wellington Soares, um dos idealizadores do Felipi, o objetivo principal do evento é valorizar e incentivar a leitura de obras dos autores piauienses.
"Que os piauienses passam a conhecer melhor a sua literatura. E, por meio dela, passa a conhecer melhor o seu estado, nos mais diversos aspectos como econômicos, geográficos, históricos. Que a gente se aproprie mais do nosso estado através das obras dos nossos autores", disse Wellington Soares.
Para Viviane Carvalhedo, superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, a feira já é um marco no calendário cultural piauiense:
“A FELIPI já entrou no calendário da Agenda Cultural do Estado. É uma feira que fomenta a literatura no nicho dos autores piauienses e a Secretaria de Educação é parceira. O secretário Washington Bandeira, de pronto, já coloca nossas equipes para atuar na mobilização com os estudantes. O espaço está recheado de jovens, e temos um stand especial do Clube de Leitura, projeto desenvolvido em mais de 300 escolas, que incentiva o acesso às bibliotecas e à literatura, especialmente a piauiense. Afinal, ela fala sobre a nossa história, nossa cultura e o nosso povo”, destacou.
A programação da FELIPI conta com lançamentos de livros, debates, apresentações artísticas e rodas de conversa, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e valorizar ainda mais os escritores locais.
A estudante do ensino médio da Seduc, Maria Cecília, afirmou que está sendo uma experiência incrível poder participar da Feira.
"É incrível essa variedade de livros e principalmente conhecer a nossa cultura nordestina. Aqui também tem várias artes e várias pessoas para a gente se comunicar, estudantes de várias escolas, é bom conhecer gente nova. Eu estou tô achando muito legal, uma experiência maravilhosa", disse a estudante.
As mesas-redondas contarão com a presença de escritores, professores e pesquisadores que discutirão temas ligados à literatura, cultura, identidade piauiense e educação.
Um dos pontos altos será o ciclo “Aprendizados de Redação – Simbora de Mil no ENEM”, com nomes como Thiago Morais, Wellington Soares, Keuri Campelo, Erick Soares, Ingrid Ravelly, entre outros educadores renomados, reforçando a conexão entre a literatura e o desempenho escolar dos estudantes.
Arte e música
A programação também inclui peças teatrais, performances literárias e artísticas, proporcionando experiências que unem a palavra escrita às artes cênicas.
As noites da FELIPI serão encerradas com apresentações musicais, que trarão o mote “Vozes que escrevem em notas o que a literatura diz em palavras”, reforçando a integração entre literatura e música.
Programação musical:
● 23/09 (terça-feira) – Show com Soraya Castello Branco & Luana Campos
● 24/09 (quarta-feira) – Show com Nayra Lima & Sebastiana Torres
● 25/09 (quinta-feira) – Encerramento com a Orquestra Sinfônica de Teresina
Confira a programação completa:
Fonte: Lilia Ferreira
Mais conteúdo sobre:
#felipi 2025 #feira literária piauiense #teresina #sesc cajuína #literatura #música #escritores #estudantes