Arte e Cultura

INTERCÂMBIO

Estudantes piauienses participam de intercâmbio cultural em Nova York

O projeto “Children Coloring the World” é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ateliê e Escola de Artes Luciana Severo

Da Redação

Sexta - 01/11/2024 às 08:19



Foto: CCOM-PI Estudantes piauienses participam de intercâmbio cultural
Estudantes piauienses participam de intercâmbio cultural

Na última quarta-feira (30), cinco jovens artistas piauienses participaram da abertura da exposição "Children Coloring the World" no Consulado do Brasil em Nova York, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A mostra, que ficará aberta até esta sexta-feira (1º), celebra o talento e a criatividade de estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí. Duas alunas, Francilanny de Castro e Bárbara Thaís, viajaram para os Estados Unidos para representar suas obras.

Francilanny, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pedro Machado de Cerqueira, em São José do Divino, apresenta uma xilogravura que retrata um homem nordestino cercado por cactos, símbolos da cultura da região. Já Bárbara, do Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, em Teresina, exibe uma pintura inspirada em uma cena com pássaros, onde um gato observa a paisagem.

“Expor minha obra em Nova York é uma oportunidade única e inspiradora, um marco no meu crescimento pessoal e artístico,” comentou Francilanny.

Além da exposição, as estudantes estão vivendo uma imersão cultural em Nova York, visitando locais icônicos como o MoMA, Times Square, Rockefeller Center, Empire State Building e o Memorial das Torres Gêmeas. Bárbara afirmou: “A experiência é indescritível. Ver de perto obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral e Van Gogh, é algo que nunca imaginei vivenciar.”

Três outros estudantes — Joice Evellyn Carvalho, Daniel Ramon Araújo e Miguel Neto — também tiveram suas obras expostas. O projeto é resultado de uma parceria entre a Seduc e o Ateliê e Escola de Artes Luciana Severo, que proporcionou uma imersão em técnicas de desenho e pintura.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou a importância dessa experiência, que, segundo ele, ampliará os horizontes dos jovens e terá um impacto positivo em suas comunidades. “É um orgulho ver o talento desses jovens representando nosso Estado e nossa cultura em um evento internacional. Do Piauí para o mundo!” afirmou o gestor.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: