SELEÇÃO

Equatorial Piauí patrocina 60 projetos culturais em 2022 por meio do SIEC

Na música, 2022 será um ano especial para a banda Validuaté. O grupo comemora 18 anos com turnê nacional e produção de um documentário que vai contar sua trajetória


Grupo Harém de Teatro imagem_acervo do grupo

Grupo Harém de Teatro imagem_acervo do grupo Foto: Divulgação

Desde quando o E+ Cultura – programa do Grupo Equatorial Energia – chegou ao Piauí em 2020, artistas e produtores culturais do estado puderam desenvolver projetos voltados para fortalecer e manter as tradições locais, além de fomentar as artes em municípios do norte ao sul piauiense. Este ano, quando o Piauí comemora 200 anos de adesão à Independência do Brasil, a distribuidora alcança o número de 200 projetos patrocinados por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

Alguns eventos tradicionais do calendário cultural do estado foram impactados diretamente pela pandemia e retornam em 2022, com o patrocínio da distribuidora, após a flexibilização das medidas restritivas da covid-19. “A Parada de Cinema #7 Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo propõe para este ano visibilizar e afirmar, mais ainda, a importância do fomento para o cinema feito por realizadores locais. A programação é gratuita e terá exibição de filmes, oficinas de capacitação e shows musicais. O público que nos acompanha pode esperar um evento muito bonito, com bastante projeção e muito cinema”, declara Tassia Araújo, coordenadora da mostra audiovisual. 

Queda de árvores na rede elétrica provoca prejuízos ao fornecimento de energia

Equatorial Piauí promove ação de negociação com condições especiais em Porto do Piauí

Mais de 100 toneladas de resíduos são recolhidas em programa de reciclagem da Equatorial

Na música, 2022 será um ano especial para a banda Validuaté. O grupo comemora 18 anos com turnê nacional e produção de um documentário que vai contar sua trajetória. “Comemorar 18 anos com lançamento de singles, álbum novo, turnê, documentário, concerto com a Orquestra Sinfônica de Teresina e mais outras surpresas, vai fazer de 2022 um ano inesquecível. Bastante trabalho pela frente, muito a celebrar, mas muito mais a realizar, passos maiores a serem dados”, afirma José Quaresma, vocalista da Validuaté.

“É com muita alegria que seguimos com nossa política do E+ Cultura no Piauí, em especial neste ano tão simbólico e comemorativo para o estado. Nos últimos dois anos, a Equatorial patrocinou 140 projetos e agora anunciamos mais 60, chegando ao total de 200 projetos patrocinados. São projetos, como a Parada de Cinema e a celebração dos 18 anos da banda Validuaté, que contribuem diretamente para o fortalecimento da cultural piauiense”, diz Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí.

Buscando promover o acesso à cultura a um número cada vez maior de piauienses, neste ano, a Equatorial patrocina projetos de música, dança, teatro, patrimônio, literatura, humor, dentre outros segmentos. Em 2022, são mais de R$ 6,5 milhões aplicados por meio do E+ Cultura. A escolha dos projetos patrocinados é definida a partir da perspectiva de promoção de uma agenda positiva, que venha a contribuir com a preservação das manifestações locais, bem como com a valorização da classe artística e sociedade.

 

 RELAÇÃO DOS PROJETOS PATROCINADOS PELA EQUATORIAL PIAUÍ EM 2022.pdf

Fonte: Ascom Equatorial

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: