O diretor e roteirista Haroldo Borges vai participar nesta quinta (19) de uma masterclass, ou seja, uma aula sobre criação e direção de cinema com cineastas piauienses dentro do projeto Lab Piranhão, produzido pela produtora Lab Cine e financiada pela Lei Paulo Gustavo. A aula será online, com transmissão pelo YouTube a partir das 18h, e será aberta ao público e gratuita.
Haroldo Borges foi o grande vencedor do Festival de Cine de Mar del Plata com o longa-metragem "Saudade fez Morada aqui Dentro". Após receber mais de 20 prêmios em festivais internacionais, o filme estreia nesta quinta, 19 de setembro, em salas de cinema pelo Brasil.
Haroldo faz parte do coletivo Plano 3 Films, de Salvador, onde realizou junto com o grupo filmes premiados como o documentário "Jonas e o Circo sem Lona" e o longa de ficção "Filho de Boi".
A aula, que é uma iniciativa da Mostra Piranhão com o Projeto Paradiso, será virtual e poderá ser acessada neste link.
O projeto
A masterclass é uma prévia da Mostra Piranhão de Cinema. A mostra, cuja denominação surge da união dos nomes dos estados do Piauí + Maranhão, acontecerá entre os dias 10 e 15 de dezembro deste ano e exibirá 16 obras no total, divididas em filmes, longas, curtas e videoclipes. Foram selecionadas obras que estão em fase de avaliação para a seleção.
Em 2024, a Mostra contará com exibições nas cidades de Teresina, Parnaíba e Amarante, no Piauí, e Timon, Santa Inês e São Luís, no Maranhão. O tema da mostra será a “Margem”.
Das 16 obras, serão selecionados 10 filmes, 2 longas e 8 curtas, além de 6 videoclipes que tenham sido realizados por diretoras e diretores piauienses e maranhenses que morem no Piauí ou Maranhão, ou em outros estados do país. Podem se inscrever apenas produções realizadas a partir de janeiro de 2023 em formato digital.
O homenageado da Mostra Piranhão de Cinema 2024 é pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo. Filósofo, poeta, escritor, professor e ativista político. Ele atuou em movimentos sociais e em organizações de defesa da cultura dos quilombos.
A 2ª Mostra Piranhão de Cinema é um projeto contemplado na Lei Paulo Gustavo, com realização de Labcine Filmes, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), Governo do Estado do Piauí, Paradisco Multiplica, Tarrafa Produtora, Cardume, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Todes Play e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).