Arte e Cultura

Com protesto da classe artística, Secult vai rever resultado de edital da Lei Aldir Blanc

Empresas que não trabalham com cultura e até jornalistas foram contemplados com o edital

Cintia Lucas

Sexta - 25/12/2020 às 15:09



Foto: Divulgação Fabio Novo
Fabio Novo

O resultado da premiação para artistas inscritos e que seriam beneficiados com os recursos da Lei Aldir Blanc causou muita polêmica em Teresina. A iniciativa da secretaria estadual de Cultura (SECULT), responsável pela seleção dos projetos, causou revolta e estranheza quando muitos artistas renomados não foram contemplados e empresas e até mesmo profissionais de outras áreas, como jornalistas, são comtemplados.

A insatisfação gerou protesto da classe artística que se reuniu nessa quinta-feira, 24, em frente ao Theatro 4 de Setembro para protestar. O movimento ganhou força a partir de posts com críticas nas redes sociais dos artistas. 

No edital do prêmio "Seu João Claudino", onde foram destinados R$ 10 milhões, a divulgação do resultado preliminar causou surpresa com a eliminação de artistas já reconhecidos e a aprovação de projetos ligados a empresas- que não são do segmento- com prêmio de até R$ 200 mil.

O ator e diretor de teatro, Adalmir Miranda, tem mais de 40 anos de atuação no Piauí e é um dos artistas que aparece na lista de desclassificados por "não atingir a pontuação mínima". Em suas redes sociais, fez um post crítico, seguindo o exemplo de vários outros artistas.

Foto: reprodução Facebook

A grande quantidade de críticas fez com que o secretário de Cultura, Fábio Novo (PT), se manifestasse e declarou, em uma live em rede social, que erros são naturais e orientou aos artistas não contemplados que recorressem através do recurso previsto no edital.

A assessoria da Secult informou ainda que "todas as falhas apontadas pelos artistas sobre o resultado preliminar no Prêmio Seu João Claudino já foram repassadas para a comissão deliberativa que analisa as propostas".

Confira a nota da Secult na íntegra:

"Nenhum artista ou instituição recebeu valores do edital citado, pois o mesmo ainda se encontra em fase de interposição de recursos. Os casos de duplicação de propostas, atividades que não se enquadrem dentro das linguagens do edital e jornalistas serão reavaliados e retirados do resultado final. A Secult conta com o apoio de toda a classe artística para apontar as falhas, para que as mesmas sejam corrigidas. Toda a equipe está trabalhando para que todos os contemplados recebam o prêmio em tempo hábil", informou a nota da Secult.

As possíveis alterações devem constar no resultado final previsto para ser divulgado, de acordo com o novo cronograma, no domingo (27).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: