
As redes públicas de ensino têm até esta quinta-feira (17) para aderirem, de forma voluntária, à Prova Nacional Docente (PND), conhecida como Enem dos Docentes. A avaliação faz parte do programa federal Mais Professores para o Brasil, criado para melhorar a contratação de professores efetivos por meio de concursos e seleções simplificadas.
A prova será aplicada pelo Inep no último trimestre de 2025, com base no modelo do Enade das Licenciaturas, lançado em 2024. Os resultados da avaliação terão validade de três anos e poderão ser usados como parte dos critérios de seleção para cargos na educação básica.
Para aderir, os gestores das secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal devem acessar o sistema Simec com login no portal Gov.br, preencher um questionário, indicar a data do próximo processo seletivo e assinar eletronicamente o termo de adesão.
Importante destacar que a Prova Nacional Docente não substitui os processos seletivos das redes públicas. Os editais que incluírem o uso da nota da PND devem ser cadastrados até o dia 25 de junho. Já o Inep deve divulgar os editais com vagas disponíveis em 30 de junho.
A participação no exame será opcional para os candidatos com formação em licenciatura, e a data de inscrição ainda será divulgada.
Além da prova, o programa Mais Professores para o Brasil também inclui ações como o Pé-de-Meia Licenciaturas, Bolsa Mais Professores, um portal de formação e parcerias para valorização docente. A expectativa é alcançar mais de 2,3 milhões de professores em todo o país.
Fonte: Agência Brasil